Em celebração ao Maio Amarelo, campanha global dedicada à conscientização sobre segurança no trânsito, a 99Moto destaca seu compromisso com a segurança de motociclistas parceiros e passageiros. Com o tema “A paz no trânsito começa por você”, a campanha deste ano visa ampliar o debate sobre a insegurança no trânsito brasileiro e engajar a participação de órgãos e entidades do Sistema de Trânsito Nacional.
Desde seu lançamento, a 99Moto tem experimentado um crescimento significativo, dobrando o número de corridas no último ano e tornando-se a preferência do público. A empresa investe constantemente na conscientização para promover respeito e empatia entre passageiros e motociclistas parceiros, por meio do Guia da Comunidade 99, elaborado em parceria com o Instituto Ethos.
Em 2023, a 99 investiu R$ 40 milhões em recursos de proteção, implementando mais de 50 sistemas de segurança, incluindo checagem e validação de cadastros, seguro de viagem e uma Central de Segurança 24 horas. Estas iniciativas resultaram em 99,99% das corridas finalizadas sem incidentes, tornando a 99Moto 14 vezes mais segura do que viagens de moto fora do aplicativo, conforme estudo que compara as indenizações do DPVAT.
Dicas para uma viagem segura
Para incentivar uma experiência segura, a 99Moto reforça seis orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
- Siga as instruções do motociclista parceiro: Peça orientações sobre como subir na moto, onde se segurar e como se comportar em curvas.
- Capacete é obrigatório: Sem capacete, a viagem não pode prosseguir.
- Pés na pedaleira: Mantenha os pés na pedaleira quando a moto parar.
- Use calçados firmes e fechados: Evite calçados que saem do pé com facilidade.
- Evite roupas com tecidos longos: Eles podem enroscar na moto em movimento.
- Não consuma álcool: Se consumir álcool ou outras substâncias que alterem o equilíbrio, opte por outras categorias como 99Pop ou 99Taxi.
Em caso de descumprimento dessas regras, o motociclista parceiro pode cancelar a corrida sem penalização.
“A segurança depende da colaboração de todos. Desenvolvemos o Guia da Comunidade, em parceria com o Instituto Ethos, para explicar o que é permitido durante as viagens e oferecer mais informações para passageiros e condutores de carros e motos por aplicativo”, explica Luís Gamper, Diretor de Duas Rodas na 99.
Atenção motociclistas
A 99Moto recomenda que os motociclistas parceiros tenham um capacete extra para passageiros ou que o passageiro leve seu próprio capacete. Sem este item obrigatório, a viagem não pode continuar.
Motociclistas também devem perguntar aos passageiros sobre sua experiência com este tipo de transporte e orientá-los conforme necessário. Respeitar as normas de trânsito e os limites de velocidade é fundamental, assim como não transportar animais domésticos ou bagagens inadequadas. É permitido trabalhar nas categorias 99Moto e 99Entrega, mas nunca simultaneamente.
Durante o Maio Amarelo e ao longo do ano, a 99Moto reafirma seu compromisso com a segurança no trânsito, promovendo práticas seguras e conscientes para motociclistas parceiros e passageiros, contribuindo para um trânsito mais seguro e harmonioso.
Para mais informações sobre segurança no trânsito e as iniciativas da 99Moto, visite o site oficial da 99.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
Leia também
Governo de São Paulo promove ‘Dia D do Maio Amarelo’ por um trânsito mais seguro
Maio Amarelo: empresas de ônibus interestaduais reforçam compromisso com a segurança nas estradas