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Alstom e Linha Uni revelam design dos trens da Linha 6-Laranja de São Paulo

Composição moderna e sustentável promete revolucionar o transporte público na capital paulista
Alstom, imagem de ilustração
Imagem de Divulgação/Alstom

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, e a Linha Universidade (Linha Uni) apresentaram hoje o design inovador dos trens que atenderão a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. Os novos trens, destacados pela cor laranja que reforça a identidade da linha, são projetados para oferecer uma experiência superior aos passageiros, combinando modernidade, eficiência energética e sustentabilidade.

Os trens da Linha 6-Laranja, com autonomia para operar sem condutor a bordo, apresentam várias inovações:

  • Espaçamento Otimizado: As portas e corredores foram projetados para melhorar o fluxo de passageiros e proporcionar liberdade de movimento, com espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida.
  • Tecnologia Avançada: Contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de um sistema óptico de detecção de fumaça e extinção de incêndio, garantem segurança e conforto.
  • Sustentabilidade: Fabricados em aço inoxidável, os trens são mais leves e têm menor consumo de energia elétrica. “Estou extremamente orgulhoso em ter um projeto tão importante como o da Linha 6-Laranja em nosso portfólio”, afirma Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina. “Este empreendimento é um marco na mobilidade urbana da América Latina tanto pelo tamanho como pelo financiamento inovador.”

Capacidade e produção

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros, com a expectativa de que a linha atenda cerca de 633 mil passageiros por dia. Ao todo, 22 trens de seis carros cada serão fabricados na unidade industrial da Alstom em Taubaté, São Paulo. As primeiras caixas dos trens já estão em produção.

A Linha 6-Laranja, conhecida como Linha das Universidades, ligará os bairros de Brasilândia e Freguesia de Ó ao centro da cidade, com 15,3 km de extensão e 15 estações subterrâneas. O projeto inclui uma futura ampliação de 7 km, adicionando outras seis estações e integrando-se com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô e 7-Rubi e 8-Diamante dos trens metropolitanos.

Inovação na produção

Os trens foram apresentados no Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual que proporciona uma experiência detalhada do design dos trens. Esta tecnologia avançada permite uma análise minuciosa dos aspectos técnicos e de conforto, destacando o compromisso da Alstom com a inovação.

Alstom Taubaté: Centro de excelência

Inaugurada em 2015, a unidade de Taubaté é um centro de excelência em produção de carros em aço inoxidável. Recentemente ampliada com um investimento de R$ 100 milhões, a fábrica é responsável por grandes projetos de mobilidade global, incluindo trens para São Paulo, Santiago, Taipei e Bucareste.

O lançamento dos novos trens da Linha 6-Laranja representa um passo significativo na modernização do transporte público de São Paulo, oferecendo soluções sustentáveis e eficientes para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos.

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