REVELATOR

Horário do BRT é ampliado na Avenida Brasil

Depois de dias intensos de trânsito e reclamações, a prefeitura mudou o funcionamento do corredor expresso na via mais movimentada da cidade.
Horário de funcionamento do BRT Transbrasil é estendido, passando a operar das 4h até meia-noite todos os dias. — Imagem: Centro de Operações Rio - COR.
Horário de funcionamento do BRT Transbrasil é estendido, passando a operar das 4h até meia-noite todos os dias. — Imagem: Centro de Operações Rio - COR.

Neste domingo (7), o horário de funcionamento do BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro, foi estendido, passando a operar das 4h até meia-noite todos os dias. A decisão foi anunciada pela prefeitura neste sábado (6) após uma semana de trânsito acima da média na Avenida Brasil, onde o corredor expresso está localizado.

O BRT Transbrasil, que começou a operar no dia 30 de março, já apresentou resultados positivos, transportando uma média de 2 mil pessoas por dia. Diante disso, a antecipação do cronograma de ampliação visa atender melhor a demanda crescente de passageiros nos horários de pico.

“A ideia é proporcionar um maior atendimento às pessoas que utilizam e vão utilizar o BRT Transbrasil. Essa operação gradativa tem a ver com as avaliações que fizemos até aqui. Estamos monitorando para ver todas as consequências dessa nova fase”, explicou a Secretária Municipal de Transportes Maína Celidonio, em coletiva de imprensa.

A expansão visa também minimizar os impactos do trânsito intenso na Avenida Brasil, que tem afetado usuários de transporte público e motoristas que utilizam a via. Durante a primeira semana de funcionamento do corretor expresso, o congestionamento na região chegou a aumentar em até 83%, levando passageiros e motoristas a buscar rotas alternativas e outros meios de transporte.

Além da ampliação do horário do BRT Transbrasil, as linhas do VLT que passam pelo Terminal Gentileza também terão seus horários modificados, operando das 5h às 23h a partir desta segunda-feira (8). A medida busca oferecer mais opções de transporte público aos cariocas, incentivando o uso do BRT como mais uma alternativa.

Agentes da Guarda Municipal estão presentes para evitar o uso indevido da faixa exclusiva do BRT por veículos de passeio, com multa prevista para os infratores. A expectativa é que, com a ampliação do horário e a oferta de mais opções de transporte público, haja uma melhoria significativa na mobilidade urbana da cidade.

Compartilhe

Veja também