REVELATOR

Autoescola Xtraordinária: Localiza e Instituto Mano Down celebram um ano de sucesso do projeto de inclusão

Criado com o intuito de estimular pessoas com síndrome de Down a tirarem a CNH, a iniciativa atingiu a meta de 30 alunos com deficiências intelectuais matriculados em autoescolas
Imagem que mostra uma mulher dirigindo ao mesmo tempo em que olha pelo parabrisa
Imagens: Lumini Fotografia/Maloca Localiza
Imagens: Lumini Fotografia/Maloca Localiza – Autoescola Xtraordinária

Um ano após o lançamento do projeto Autoescola Xtraordinária, parceria entre a Localiza&Co e o Instituto Mano Down, os resultados impressionantes já são motivo de celebração. Idealizado com o objetivo de incentivar pessoas com síndrome de Down a conquistarem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o programa alcançou sua meta inicial de 30 alunos matriculados em autoescolas parceiras, e um deles já está habilitado.

Desde seu lançamento em março de 2023, o Autoescola Xtraordinária tem desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão e na quebra de barreiras para as pessoas com deficiência intelectual em diversas regiões do país. Cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Nova Lima, São Paulo (incluindo a capital, Bauru, São José dos Campos e Osasco), Goiânia, Brasília e Boa Vista foram beneficiadas pelo programa.

Como funciona?

Com os custos da habilitação cobertos pela Localiza&Co – exames médicos, aulas de legislação, direção e exame final, o projeto tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, lhes proporcionando não apenas uma oportunidade de obter a CNH, mas também promovendo uma mudança significativa na percepção da sociedade em relação à inclusão.

Daniel Linhares, diretor-executivo de Gente da Localiza&Co, enfatiza: 

O projeto nos deu a oportunidade de mostrar para a sociedade o nosso compromisso com a inclusão. Nas primeiras 24 horas, já tínhamos a primeira turma completa. Dez dias depois, outras quatro.

Desde sua concepção, o projeto contou com o apoio fundamental do time da Maloca73. Uma equipe interna da Companhia, que identificou a necessidade de criar uma ação inclusiva e pioneira, não apenas relacionada ao negócio, mas também essencial para a comunidade.

A importância da iniciativa para o Brasil

Os números revelam a importância dessa iniciativa. Enquanto o Brasil conta com mais de 77,5 milhões de condutores habilitados, apenas duas pessoas com síndrome de Down possuíam CNH até o lançamento do projeto. Hoje, esse número já saltou para cinco, incluindo Laura Simões, uma das primeiras brasileiras com síndrome de Down a conquistar a habilitação.

Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co, destaca:

Como plataforma de mobilidade, a Companhia lançou luz sobre o tema e pretende avançar ainda mais na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, ajudando-as a chegar lá.

Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Instituto Mano Down, ressalta a importância da iniciativa:

A iniciativa não apenas ofereceu representatividade para as pessoas com síndrome de Down, mas, principalmente, está criando oportunidades para que essa geração quebre paradigmas e possa reescrever o futuro.

Para marcar as conquistas alcançadas até o momento, a Localiza lançou um videocase que destaca a importância de oferecer oportunidades para pessoas com síndrome de Down.

Sobre a Localiza&Co

A Localiza&Co é uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo, comprometida com a inovação e a geração de valor a longo prazo.

Sobre o Instituto Mano Down

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais há mais de 11 anos.

Para mais informações, visite o site ou entre em contato pelo telefone (31) 3371-3739.

Este comunicado foi distribuído em parceria com a agência de notícias Revelator, especializada em clima e mobilidade urbana.

Leia também

Preparando sua bicicleta para a temporada de chuvas: dicas essenciais para ciclistas

Mudanças no transporte rodoviário entre Rio e São Paulo: Pesquisa da Quero Passagem revela tendências

Compartilhe

Veja também