REVELATOR

Brasil avança na mobilidade sustentável com o acordo de cooperação MBCB

Estudo inédito mostra o potencial do país em atuar como protagonista da transição energética nos transportes
Brasil avança na mobilidade sustentável. Carro elétrico sendo abastecido
Imagem de: Kindel Media

Brasil avança na mobilidade sustentável. O Brasil está fazendo um movimento significativo em direção à mobilidade sustentável com a formação do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB). Este consórcio inovador reúne alguns dos maiores nomes da indústria automotiva, bioenergia, tecnologia e trabalho para enfrentar um dos desafios mais prementes do século: a descarbonização dos transportes.

“Os resultados do estudo indicam que o cenário com predominância de veículos híbridos, além de propiciar redução expressiva das emissões de gases de efeito estufa, tende a impulsionar a economia brasileira e promover a criação de empregos de forma mais dinâmica, em comparação com os demais cenários, pois se preservam os elos da cadeia produtiva e se acrescentam novas tecnologias. O levantamento não pretende indicar rotas “vencedoras”, respeita as estratégias das empresas e as preferências dos consumidores e almeja que todas as alternativas de descarbonização da mobilidade sejam competitivas e possam conciliar sustentabilidade ambiental, social e econômica”, assinala o professor Luciano Coutinho, sócio da MTempo Capital.

Integrando tecnologias para um futuro sustentável

Sob o MBCB, montadoras, produtores de bioenergia, fornecedores de autopeças, e sindicatos estão colaborando para promover tecnologias que reduzam as emissões de carbono de veículos leves, pesados e máquinas agrícolas. Este esforço coletivo não apenas visa melhorar a qualidade ambiental, mas também fortalecer a economia brasileira, gerar empregos e impulsionar a neoindustrialização do país.

“Não há sinais claros de que o Brasil possa ser receptor de investimentos para a produção local de células de bateria, o ‘coração’ dos veículos elétricos e componente de maior valor adicionado; a falta de escala e ausência de incentivos, relativamente ao que existe em diversos países desenvolvidos, são fatores que afastam do país estes investimentos a curto e médio prazos. A dificuldade em definir qual rota tecnológica se mostrará mais competitiva para as baterias, em momento de grandes inovações disruptivas, também atrapalha decisões de investimento fora dos grandes centros globais de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressalta Fernando Camargo, sócio-diretor da LCA Consultores.
Brasil avança na mobilidade sustentável. Dados retirados do estudo
Imagem de Divulgação/ LCA Consultores

Estudo revela potencial econômico e ambiental dos veículos híbridos

Um estudo encomendado pelo MBCB e realizado pela LCA Consultores e MTempo Capital destaca que não existe uma solução única para a redução das emissões de carbono. No entanto, o cenário que combina biocombustíveis com tecnologias elétricas híbridas mostra-se particularmente promissor, prevendo um impacto positivo no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de até R$ 2,8 trilhões e a geração de 1,6 milhão de empregos até 2050, comparativamente ao cenário que favorece veículos 100% elétricos.

“Este é um passo crucial em direção a uma mobilidade sustentável e inovadora para o Brasil. Estamos empenhados em impulsionar a transição para tecnologias de baixo carbono, protegendo o meio ambiente e fomentando o emprego e a renda”, destaca Aroaldo Oliveira da Silva, Presidente da IndustriALL-Brasil e membro do Conselho do MBCB.

Desafios e oportunidades na transição para veículos de baixo carbono

A transição para veículos mais limpos e eficientes é complexa, especialmente no Brasil, onde o setor automotivo deve equilibrar a introdução de novas tecnologias com a preservação dos empregos e a manutenção da competitividade industrial. O estudo aponta que a convergência para veículos híbridos pode ser a rota mais eficaz economicamente, preservando a cadeia de valor existente e incorporando novas tecnologias sem o risco de desindustrialização associado à dependência de importações de componentes críticos para baterias.

A Importância da diversificação tecnológica

O MBCB enfatiza a necessidade de uma abordagem diversificada para a descarbonização, que inclua tanto biocombustíveis quanto eletrificação. Esta estratégia não só proporciona flexibilidade em face de um mercado global em rápida mudança, mas também tira proveito das vastas capacidades bioenergéticas do Brasil, um líder mundial na produção de etanol e outros biocombustíveis.

Fomentando políticas públicas para um transporte mais limpo

Para alcançar esses objetivos ambiciosos, o MBCB está trabalhando ativamente para aumentar a conscientização e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que promovam soluções de transporte limpo e sustentável. A iniciativa já ganhou o apoio de mais de 25 instituições e empresas significativas dentro do setor.

Um compromisso com o futuro

O Acordo de Cooperação MBCB representa um compromisso vital com o futuro da mobilidade no Brasil, procurando não apenas atender às necessidades ambientais, mas também garantir que a transição para veículos de baixo carbono seja benéfica para a economia e a sociedade como um todo. A Revelator continuará a acompanhar o progresso deste acordo pioneiro, destacando seu papel na promoção de uma sociedade mais sustentável e justa.

Leia também

Aumento no extravio de bagagens destaca a necessidade crucial do seguro-viagem

Compartilhe

Veja também