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Primeiro trem da Linha 17-Ouro de São Paulo chega ao Porto de Santos

Chegada marca início de nova etapa na mobilidade urbana da capital paulista
BYD, navio chegando no porto de Santos
Imagem de Divulgação/BYD

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, que faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à fabricante chinesa BYD, desembarcou no Porto de Santos na manhã do último sábado (29). A composição, que chegou da China, passará agora pelos procedimentos de liberação aduaneira antes de ser transportada até o Pátio Água Espraiada, na capital paulista.

A logística de transporte até São Paulo envolverá a subida da serra do litoral paulista por meio de cinco carretas, cada uma transportando individualmente um dos carros do trem. O trajeto será realizado com apoio de tráfego especial em horários específicos para minimizar os impactos nas rodovias e avenidas. No Pátio Água Espraiada, a composição será montada por completo e passará pelo protocolo de testes para garantir a segurança e a liberação para a operação.

“O transporte marítimo do trem desde a China foi iniciado em 15 de maio, com o embarque no navio ‘Kong Que Song’ no Porto de Zhangjiagang, na região de Xangai,” afirmou Alexandre Barbosa, diretor técnico da Skyrail São Paulo.

Características do Trem

Cada trem da Linha 17-Ouro é formado por cinco carros, totalizando 14 composições. Esses trens foram projetados com tecnologia avançada para oferecer uma melhor experiência aos passageiros. As características incluem:

  • Capacidade: 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficientes.
  • Dimensões: 3,2 metros de largura, carros de extremidade com 13,5 metros e carros intermediários com 10 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento.
  • Tecnologia: Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC para maior eficiência e segurança.
  • Conforto: Ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, e sistema de comunicação audiovisual.
  • Segurança: Equipado com baterias de tração para garantir a chegada à próxima estação em caso de interrupção no fornecimento de energia.

“É um grande orgulho darmos seguimento a mais uma etapa desse projeto. A chegada em Santos representa parte de uma missão cumprida. Ainda temos muito a fazer, mas com a certeza de que vamos contribuir, e muito, com a melhoria da mobilidade de São Paulo, maior cidade do país,” destaca Barbosa.

Avanços na Linha 17-Ouro

Desde a retomada da construção em setembro do ano passado, a Linha 17-Ouro tem avançado significativamente. Mais de mil pessoas estão envolvidas nas obras, que incluem a instalação de vigas, acabamentos e ajustes nas estações, e a fabricação de estruturas metálicas e sistemas de alimentação elétrica.

A meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço na instalação dos sistemas para a abertura da linha em 2026. A nova linha ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, beneficiando cerca de 100 mil pessoas diariamente.

Impacto na Mobilidade Urbana

A Linha 17-Ouro é um passo crucial na melhoria da mobilidade urbana de São Paulo. Com tecnologia de ponta e um design focado na eficiência e conforto, essa nova linha de monotrilho promete transformar a experiência dos passageiros e reduzir significativamente os tempos de viagem na cidade.

A chegada do primeiro trem marca o início de uma nova era para o transporte público da capital paulista, demonstrando o compromisso contínuo com a modernização e a sustentabilidade no setor de mobilidade urbana.

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