O aumento do nível do mar, consequência das mudanças climáticas, preocupa cientistas e urbanistas. Entre 2013 e 2022, o ritmo desse processo dobrou, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.
A Second Sea, plataforma online, liderada pelo arquiteto Adrian Lahoud, quantifica as perdas econômicas que as cidades costeiras podem enfrentar com o passar dos anos. Com dados reais de 136 cidades globais, incluindo brasileiras como Santos, Recife e Rio de Janeiro, a calculadora realiza uma projeção do aumento do nível do mar até o fim do século, gerando uma possível fatura do custo estimado dos danos e a distribuição proporcional dos valores entre países. Esses dados são baseados nas contribuições de emissões de CO2 nessas cidades.
A iniciativa propõe uma reflexão sobre a responsabilidade financeira diante das mudanças climáticas, destacando a necessidade de debates sobre a criação de um fundo para compensar as sociedades mais vulneráveis. A ação surge em meio a discussões na ONU, que adicionou o tema à agenda formal somente na última COP 28 realizada no ano passado.
Em um contexto em que profissionais buscam traduzir dados climáticos complexos, o site se destaca como uma ferramenta clara e acessível para compreender as projeções de danos nas cidades costeiras e fomentar discussões cruciais sobre o impacto econômico das mudanças climáticas.