REVELATOR

Combate à lavagem de dinheiro no transporte público de São Paulo evita perdas de mais de R$ 1 bilhão

Reengenharia na gestão do vale-transporte foi reconhecida com Selo SEBRAE Negócios de Impacto Social e motivou a criação de startup referência no setor
Combate à lavagem de dinheiro no transporte público
Combate à lavagem de dinheiro no transporte público. Imagem de: Brian Ngali

Combate à lavagem de dinheiro no transporte público. A cidade de São Paulo presenciou mais um avanço no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no sistema de transporte público com a operação “Fim de Linha“, promovida pelo Ministério Público. A ação revelou graves falhas nos modelos tradicionais de gestão das concessionárias Transwolff e Upbus, ressaltando a persistente vulnerabilidade do sistema a práticas criminosas, incluindo suspeitas de envolvimento do Primeiro Comando da Capital (PCC).

No cerne desta questão está uma inovação tecnológica desenvolvida por Anderson Belém, cuja plataforma tem desempenhado um papel crucial na prevenção de fraudes, evitando mais de R$ 1 bilhão em perdas em pouco mais de sete anos. Reconhecida com o Selo SEBRAE Negócios de Impacto Social, a solução de Belém tem contribuído significativamente para a segurança e eficiência do transporte público.

Otimiza Benefícios

A eficácia da plataforma levou à criação da Otimiza Benefícios, uma startup de tecnologia em benefícios flexíveis, que utiliza Inteligência Artificial para otimizar a gestão de benefícios corporativos. A empresa está entre as participantes dos Programas de Inovação do Google e da Microsoft, destacando-se por suas soluções que englobam desde aplicativos móveis até contas digitais e cartões personalizados.

Belém destaca que, apesar dos sucessos, os desafios continuam.

“As quadrilhas evoluíram e agora, até mesmo as licitações e concessões públicas são áreas de atuação”, alerta.

Segundo ele, é fundamental repensar os sistemas de benefícios através de uma reengenharia que não só corrija falhas existentes, mas também implemente métodos mais sofisticados de monitoramento e controle.

E quais seriam esses métodos?

Entre as técnicas propostas por Belém estão a análise detalhada do uso dos vales-transporte contra os registros de opção do trabalhador, identificando padrões de fraude, e a implementação de sistemas de geoprocessamento para otimizar rotas e uso de recursos.

A Otimiza Benefícios segue na vanguarda deste setor, provendo soluções que não apenas combatem a corrupção, mas também promovem uma gestão mais inteligente e econômica do transporte público, alinhando-se assim com as prioridades de sustentabilidade e eficiência que são cruciais para o desenvolvimento urbano sustentável.

Sobre a Otimiza Benefícios

Combate à lavagem de dinheiro no transporte público
Imagem de divulgação/Otimiza Benefícios

A Otimiza Benefícios é uma worktech brasileira de Inteligência Artificial (IA) focada em soluções inteligentes que otimizam o dia a dia do trabalho. Ela é uma startup integrante dos Programas de Inovação do Google, com os seus Modelos de Linguagens Grandes (LLMs) Gemini, Vertex e Bard e da Microsoft, com seu Cloud IA Azure ChatGPT [OpenAI].

A Otimiza desenvolve e oferece ferramentas como Plataforma Web RH, Aplicativos Mobilie, Contas Digitais e Cartões Bandeirados entre outras opções de prateleira ou construídas sobre medida para que as empresas movimentem, engajem, paguem, gerenciem e se tornem cada vez mais eficientes no relacionamento com seus colaboradores.

Leia também

São Paulo intensifica combate ao Aedes aegypti em estações de transporte público

Calculadora do Clima: plataforma online revela custos financeiros do aumento no nível do mar para cidades litorâneas

Compartilhe

Veja também