A crise climática é cada vez mais intensa no mundo, principalmente por causa do aquecimento global, um dos principais responsáveis por tornar o ano de 2023 o mais quente da história, de acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia. O aquecimento global é o aumento da temperatura média da Terra, causado pela emissão de gases de efeito estufa.
O que é a COP?
A Conference of the Parties (COP), que em tradução livre significa Conferência das Partes, foi criada pela ONU em 21 de março de 1994 para prevenir, por meio de ações, as intervenções humanas que colocam em risco o bem-estar climático mundial. Realizada anualmente, a Conferência das Nações Unidas (ONU), a COP, agora em sua 28ª edição, é um evento importante para a comunidade global, sendo uma oportunidade para os países apresentarem suas ações de combate às mudanças climáticas.
De acordo com a ONU, 196 países estão participando da COP28. Isso representa todos os países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Além dos países que confirmaram presença, o encontro conta também com representantes da sociedade civil, do setor privado e de organizações internacionais.
Os principais temas da COP28
O Acordo de Paris é um dos principais assuntos. Os países discutirão como estão suas metas de redução de emissões dos gases de efeito estufa e como podem melhorar seus esforços. O acordo, firmado em 2015, busca limitar o aumento da temperatura global a menos de 2 graus Celsius, preferencialmente a 1,5 grau Celsius, em comparação com os níveis pré-industriais. Outro tema é a adaptação às mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos e a perda de biodiversidade. O financiamento para a ação climática, tanto dos governos quanto do setor privado, também será debatido.
De modo geral, as expectativas para o futuro após a COP28 são positivas. Muitos países estão preocupados com as mudanças climáticas, mas ainda há desafios a serem superados.