REVELATOR

Dia da Amazônia: a maior floresta tropical do mundo

Considerada a mais importante reserva natural do planeta, a Amazônia está presente em nove países, com um total de 6,7 milhões de km² só no Brasil.
Dia da amazônia

5 de setembro é marcado como o Dia da Amazônia. Escolhida em 1850  para homenagear a criação da Província do Amazonas, por D. Pedro II, a data busca chamar a atenção de todos para a importância da preservação ambiental no Brasil e no mundo. Habitat de inúmeras espécies animais e vegetais, também abriga diversas comunidades indígenas e tradicionais. 

E a Amazônia é gigante, ao todo são 6,7 milhões de km², sendo cinco deles só de florestas. É o maior bioma do Brasil, e a sua bacia hidrográfica é a maior do mundo. A proteção é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e do clima na Terra e para a produção e conservação dos recursos hídricos. 

60% da Amazônia está no Brasil, os outros 40% estão nos oito países, além do Brasil, que fazem parte do bioma amazônico: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Outro dado importante é que 26% da sua área protegida está nos nove estados em que a floresta está presente: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso.

Desmatamento

Uma realidade triste é que são enormes as áreas da floresta amazônica desmatadas todos os dias. Segundo dados do Greenpeace Brasil, já perdemos 20% da Amazônia brasileira e 17% do bioma.

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comemora queda no desmatamento da Amazônia.
Foto: Bruno Spada.

Em homenagem ao Dia da Amazônia na Câmara dos Deputados, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou a queda de 42% no desmatamento do bioma amazônico nos primeiros sete meses do ano, mas também reforçou que é preciso ações mais eficientes para continuar com a preservação do meio ambiente.

“O que nós queremos não é apenas fazer com que haja redução do desmatamento por ação de comando e controle do Ibama, da Polícia Federal e dos órgãos ambientais. Nós queremos um novo modelo de desenvolvimento sustentável, que considere a bioeconomia, que respeite as populações locais.” afirma.

Algumas curiosidades sobre a sua beleza natural

Existem muitas curiosidades sobre a Amazônia, uma delas é que 2.500 espécies de árvores crescem no bioma amazônico.

Dados de 2021 do Ciclo Vivo mostram que a costa amazônica possui o maior número de manguezais no Brasil, ao todo 80% de material lamoso cheio de nutrientes. E tem também a Pororoca, nome dado a onda gigante, de até 4 metros de altura, que ocorre quando as águas do mar se encontram com um rio. Esse fenômeno da natureza pode durar até uma hora e maia, avançando 50 quilômetros no rio Amazonas.

A maior bacia hidrográfica do mundo fica na Amazônia, cerca de 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes, o principal é o rio Amazonas, que corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo, de acordo com a Agência Brasil e o Instituto Água Sustentável.

Não é verdade que a Amazônia é o pulmão do mundo, você sabia? A floresta ganhou essa fama, mas isso é um mito. As árvores respiram e consomem quase tanto oxigênio quanto produzem, e grande parte do ar que entra em nossos pulmões vem, na verdade, das algas marinhas, que fazem processos químicos para reverter gás carbônico em oxigênio. 

O mundo é pequeno ou a Amazônia é gigante? Até a areia do deserto do Saara vai parar lá.  Os grãos viajam através dos ventos e levam para a florestas minerais que fertilizam o solo.  Aproximadamente 2,7 milhões da poeira do deserto do Saara se deposita na bacia amazônica, de acordo com o portal Amazônia. 

Chove muito e os rios gigantes no céu transferem cerca de 8 quatrilhões de litros de água por ano e isso é que faz chover no Sudeste até a bacia do Prata,  além de ser responsável por alimentar todo sistema de água do Brasil. Esse fenômeno é ocasionado por grandes fluxos aéreos de água sob a forma de vapor que vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico e são alimentados pela umidade que se evapora da Amazônia através da transpiração das árvores. Para se ter uma noção, são quase 400 bilhões de árvores transpirando diariamente. Isso faz com que quase três quilômetros de altura, algumas centenas de quilômetros de largura e milhares de quilômetros de comprimento.

Compartilhe

Veja também