Nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, é comemorado o Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos. A data foi escolhida em homenagem à publicação do Decreto nº 98.816, de 11 de janeiro de 1990, que determinou que fosse feito de uma forma mais rigorosa o registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados.
O Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo. Em 2022, foram utilizados 522,7 milhões de litros de agrotóxicos no país, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Isso representa um aumento de 25,2% em relação a 2021. Os dados sobre de 2023 ainda não foram divulgados.
O uso desenfreado de agrotóxicos pode causar uma série de problemas ambientais e à saúde humana, como contaminação do solo, da água e do ar, além de causar intoxicações e doenças em animais e seres humanos.
Sobre os impactos ambientais, os agrotóxicos podem causar:
Poluição do solo, tornando-o infértil e prejudicando o crescimento das plantas;
Poluição da água, deixando-a imprópria para o consumo humano e animal;
Poluição do ar, pois quando dispersos no ar, causam danos à saúde humana e animal;
Degradação da biodiversidade, quando matam insetos, pássaros e outros animais.
Para a saúde humana os agrotóxicos podem causar intoxicações agudas, como náuseas, vômitos, diarreia, dores de cabeça, convulsões e até a morte. Podem também causar doenças como câncer, malformações congênitas, danos ao sistema nervoso e ao sistema reprodutivo. Além de causar reações alérgicas na pele, nos olhos e no sistema respiratório.
Medidas para o controle
Para reduzir os impactos ao meio ambiente e à saúde humana, algumas medidas importante podem ser tomadas, de acordo com especialistas:
Investir em tecnologias e práticas agrícolas que reduzam a necessidade de uso de agrotóxicos, como a agroecologia;
Fortalecer a fiscalização do uso de agrotóxicos, garantindo que os produtos sejam registrados e utilizados de forma segura;
Informar a população sobre os riscos dos agrotóxicos, para que as pessoas possam tomar decisões conscientes sobre o consumo de alimentos produzidos com esse produto.
No Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos, é importante lembrar que o uso indiscriminado de agrotóxicos é um problema grave que precisa ser enfrentado. É preciso adotar medidas para reduzir o uso e proteger o meio ambiente e a saúde humana.