REVELATOR

Dia Nacional do Ciclista: saiba como transportar bicicletas nos Transportes Metropolitanos

Dia Nacional do Ciclista. — Imagem: Getty Images.
Dia Nacional do Ciclista. — Imagem: Getty Images.

No Dia Nacional do Ciclista, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) lembra os passageiros que utilizam o transporte público sobre trilhos que é possível transportar bicicletas de forma segura e prática. As empresas vinculadas à STM – CPTM, EMTU e Metrô – estabelecem regras para garantir uma viagem tranquila para quem usa a bike como meio de transporte, seja para lazer ou trabalho.

Transporte sobre trilhos

Na CPTM e no Metrô, o transporte de bicicletas é permitido de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento. Nos finais de semana e feriados, as bikes são liberadas durante toda a operação comercial. Bicicletas dobráveis e elétricas também são permitidas, desde que estejam embaladas e não ultrapassem as dimensões de 150x60x30cm.

Para facilitar o embarque, são aceitas até quatro bicicletas por trem, sempre no último vagão. É proibido andar de bicicleta nas áreas internas das estações, e é importante manter distância das portas para evitar acidentes. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável ao transportarem bicicletas.

No momento do embarque, o ciclista deve avisar um funcionário antes de validar o bilhete, e o acesso é feito pelas cancelas. É proibido transportar bicicletas nos elevadores; o uso das escadas rolantes é permitido apenas para subir, com a bicicleta sob controle. A bicicleta deve ser mantida sempre com o ciclista, sem bloquear passagens ou ocupar bancos. Em caso de emergência, a orientação é deixar a bicicleta no trem.

Bicicletários e Paraciclos

Além de permitir o transporte de bicicletas nos trens, as empresas da STM oferecem mais de 8 mil vagas em bicicletários e paraciclos. Na CPTM, os passageiros têm à disposição mais de 3,6 mil vagas em 19 bicicletários próprios, além de outros dois administrados por terceiros, com mais de 2,3 mil vagas. O uso é gratuito, mediante cadastro e com o ciclista fornecendo cadeado e corrente.

A EMTU mantém bicicletários em vários terminais metropolitanos, incluindo Jabaquara, São Bernardo do Campo e Guarulhos, com mais de 1,1 mil vagas gratuitas. No VLT, em Santos, há bicicletário com controle de acesso na Estação Barreiros e outras 12 estações com bicicletários externos.

O Metrô oferece paraciclos em 35 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. O uso é gratuito, mas o ciclista deve levar seu próprio cadeado. O Metrô não se responsabiliza pela segurança das bicicletas e acessórios.

Compra de bilhetes

Para facilitar o acesso, os passageiros podem comprar bilhetes digitais QR CODE via WhatsApp, aplicativo TOP, ou em ATMs nas estações. A compra também pode ser feita em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana, com pagamento em cédulas.

Compartilhe

Veja também