Há um mês, a Prefeitura de São Paulo lançou o “Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo”, disponibilizando transporte municipal gratuito aos domingos. Os números, divulgados pela prefeitura nesta quarta-feira (17), mostram que 16,2 milhões de passageiros utilizaram os ônibus da cidade nos primeiros cinco domingos do programa.
A média de usuários nesse período, sem contar os feriados prolongados, foi de 2,8 milhões, representando um crescimento de 33% em comparação com janeiro de 2023, quando o programa ainda não existia. No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a gratuidade será mantida.
A decisão de implementar o Domingão Tarifa Zero foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes em dezembro do ano passado, entrando em vigor no dia 17 do mesmo mês. Já no primeiro domingo, 3 milhões de passageiros aproveitaram a isenção da tarifa de R$ 4,40.
Destacando o segundo domingo com maior adesão, em 14 de janeiro, foram 2,8 milhões de passageiros, a média do mês de outubro de 2023, sem a gratuidade, foi de 2,2 milhões.
Além dos domingos, a tarifa zero também foi disponibilizada no Natal e Ano Novo, registrando aumento nas viagens nesses dias festivos. No Natal de 2023, 1,5 milhão de passageiros utilizaram o transporte gratuito, comparado a 1,2 milhão no ano anterior. No Ano Novo de 2024, 1,4 milhão de pessoas embarcaram gratuitamente nos ônibus da capital, em 2023 o total foi de 1,1 milhão.
O programa busca incentivar o uso do transporte público, ampliando o acesso a atividades de lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais, demonstrando impacto positivo na mobilidade urbana na cidade.