A Localiza&Co, em parceria com o Instituto Mano Down, acaba de lançar um site dedicado a auxiliar pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa é uma extensão do projeto Autoescola Xtraordinária, iniciado em março de 2023, e busca promover a inclusão e conscientizar a sociedade sobre a capacidade dessas pessoas de se habilitarem para dirigir.
“Desde o início, entendemos que o conhecimento adquirido precisava ser amplamente compartilhado. O site é uma maneira de tornar essas informações acessíveis às pessoas com síndrome de Down que têm o sonho de obter a CNH”, destaca Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.
A Autoescola Xtraordinária já matriculou 30 alunos em escolas de condução parceiras. Destes, um aluno já obteve a CNH, enquanto os demais estão em fases variadas, como exames médicos, psicotécnicos, ou em aulas práticas e de legislação.
Giovanna Bayara, analista de planejamento de comunicação da Maloca 73, a agência interna responsável pelo desenvolvimento da página, cita a importância de estender o impacto social da Autoescola Xtraordinária: “Durante minha participação, percebi que ele não deveria se encerrar quando os 30 alunos tirassem a CNH. Então, pensei no site para ajudar ainda mais pessoas a se sentirem preparadas nesta jornada.”
Além das orientações para tirar a primeira habilitação, um curso gratuito desenvolvido pelo Instituto Mano Down, destinado às autoescolas que desejam se capacitar para atender melhor pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, também está disponível.
Os usuários podem acessar um guia completo com dicas práticas, que vão desde requisitos básicos, como idade mínima e capacidade de leitura e escrita, até cuidados específicos, como a importância de exames oftalmológicos atualizados. Esses exames são importantes, pois estudos mostram que pessoas com síndrome de Down têm maior propensão a problemas de visão, o que pode influenciar na fase dos exames médicos.
Uma lista de instituições filiadas à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down facilita a localização de apoio adicional em suas regiões e serve como uma rede de apoio para familiares e a sociedade em geral.