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Entenda a diferença entre ciclofaixa, ciclovia e ciclorrota

Segundo a Aliança Bike, no Brasil tem mais de 4 mil quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Ao todo, são 4.146,38 só nas capitais brasileiras, São Paulo está no topo.
ciclofaixa, ciclovia e ciclorrota

Bike, magrela, calanga, magrelinha… não importa como você chame a sua bicicleta, todas devem ser utilizadas em ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas. Mas existem diferenças entre as três:

Ciclovia: pista de uso exclusivo de bicicletas (simples ou elétricas) e outros ciclos (veículos com pelo menos duas rodas), com separação física do tráfego comum de veículos e pedestres.

Ciclofaixa: parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

Ciclorrota: via com velocidade máxima reduzida, características de volume de tráfego baixo e com sinalização específica, indicando o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados (motos) e bicicletas, criando condições favoráveis para sua circulação, interligando ciclovias, ciclofaixas e pontos de interesse. 

Além desses termos, temos as calçadas compartilhadas, que são espaços de uma via pública onde há área para os dois (pedestres e ciclistas), mas como o espaço separado e sinalizado para evitar acidentes. Ainda sim, o ciclista deve estar atento e zelar por si e pelo outro. E tem as ciclofaixas de lazer, que são faixas de tráfego junto ao canteiro central, ou à esquerda das vias, totalmente separadas por cones, supercones ou cavaletes, com sinalização vertical e horizontal. 

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