Uma parceria entre a Prefeitura de Bonito, um oásis ecológico no coração do Mato Grosso do Sul, e a eureciclo, está fazendo grandes avanços na reciclagem de vidro. Mais de 30 toneladas por mês desse material foram recolhidas e destinadas corretamente, e o projeto tem potencial para processar cerca de 500 toneladas por ano. Considerando o fluxo turístico da cidade, que gera entre 40 e 100 toneladas de resíduos de vidro por mês, esses números são significativos e representam avanços para a cadeia de reciclagem e para organizações de catadores e operadores da região.
Fruto da colaboração entre a Prefeitura do município, eureciclo e a Cooperativa Paraíso de Bonito, a iniciativa contribui com o incremento de renda das organizações de catadores que recebem os resíduos. Por meio da emissão dos certificados de reciclagem, oferecidos pela eureciclo, é possível mitigar os riscos em cumprimento às obrigações legais e simultaneamente fomentar uma rede econômica direcionada às centrais de triagem e parceiros remunerados pelo serviço ambiental de destinação correta.
No contexto do setor privado, o PLANARES – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado pelo Decreto nº 11043/2022, prevê um piso de 30% para a recuperação das embalagens colocadas no mercado pelas empresas, além do encerramento de todos os lixões, é previsto o aumento da recuperação de resíduos para cerca de 50% em 20 anos. O engajamento das empresas neste contexto de ações sustentáveis e agenda ESG é essencial como parte do processo de educação ambiental da reciclagem de embalagens pós-consumo determinada por lei na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010).
Logística Reversa no MS
Em 2020, foi lançado o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Mato Grosso do Sul (PERS-MS), que inaugurou uma nova fase de norteamento sobre políticas públicas e para disseminar orientação técnica e mecanismos de monitoramento e fiscalização das ações implementadas. Em apenas dois anos de avaliação dos resultados de logística reversa no Mato Grosso do Sul, o estado já se tornou referência nacional após comprovar a destinação de 50.000 toneladas de embalagens coletadas ao ciclo produtivo.
Reforçando esse direcionamento em prol da reciclagem, o estado publicou o Decreto Nº 16.089, (2023), que definiu as diretrizes para implementação da logística reversa de embalagens em geral, incluindo o papel de empresas e indústrias que comercializam produtos que geram embalagens no MS para estruturar sistemas de logística reversa à parte do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.
Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens.
Como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, já conseguimos que mais de 1 milhão de toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, além de distribuir mais de R$65 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. Saiba mais.