Desde a implementação do projeto piloto em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio, as faixas azuis em São Paulo desempenham um papel importante na promoção da mobilidade urbana sustentável, na redução do congestionamento e na diminuição dos problemas ambientais associados ao tráfego intenso. Essa iniciativa é um exemplo de como a inovação e a colaboração podem melhorar a vida nas cidades e construir um futuro mais sustentável.
Na última segunda-feira (23), mais 3,5 km da faixa azul foram liberados. A nova pista exclusiva fica no Corredor Norte-Sul, sentido aeroporto, e está sendo implantada nas avenidas Moreira Guimarães, Rubem Berta e Santos Dumont. Atualmente, são 7,5 km de sinalização, que tem como objetivo aumentar a agilidade e segurança de quem anda de moto pela cidade de São Paulo.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, há um planejamento de implantação de aproximadamente 100 quilômetros de faixa azul até janeiro de 2024. O próximo trecho está previsto para ser entregue em novembro deste ano nas avenidas Sumaré e Paulo VI.
Outras vias devem receber autorização para pintura das faixas azuis, segundo a prefeitura, são elas:
Trecho 1: Avenida Sumaré, Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas, sentido Castelo Branco, entre a Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria. No sentido Interlagos, entre a Avenida Mário Lopes Leão e a Rua Prof. Campos de Oliveira.
Trecho 2: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares.
Trecho 3: Avenida Miguel Yunes.
Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.
Outras vias da cidade já tem autorização, são elas:
Avenida 23 de Maio, no trecho entre Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km.
Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km.
Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão de 2 km.
Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, entre a via Marginal Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de 8,5 km.