Desde o início da atual gestão, em 2021, a Prefeitura de São Paulo entregou 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus, superando em 5% a meta estabelecida no Programa de Metas 2021-2024. A última adição foi a faixa na Avenida das Cerejeiras, na Vila Maria, Zona Norte, com 2,4 quilômetros, implantada em janeiro de 2024.
Distribuição das faixas exclusivas por região
Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, foram implantados 20,52 quilômetros de novas faixas exclusivas em todas as regiões da cidade. Desde o início da gestão, as seguintes extensões foram entregues:
- Zona Leste: 24,56 km
- Zona Norte: 9,76 km
- Zona Sul: 9,57 km
- Zona Oeste: 7,21 km
- Centro: 1,56 km
Com essas adições, São Paulo agora possui um total de 588 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a eficiência do transporte público.
Impacto das novas faixas exclusivas
As faixas exclusivas são cruciais para a melhoria da mobilidade urbana, proporcionando maior fluidez, redução dos tempos de viagem e regularidade nas partidas dos ônibus. O sistema de transporte coletivo de São Paulo opera diariamente com cerca de 12 mil ônibus divididos em 1,3 mil linhas, atendendo uma média de 7 milhões de passageiros.
Faixas entregues em 2023 e 2024
Janeiro de 2023:
- Avenida Faria Lima, Zona Oeste: Beneficiando cerca de 7 mil passageiros em oito linhas.
Fevereiro de 2023:
- Rua Jardim Tamoio e Avenida Nagib Farah Maluf, Zona Leste: Beneficiando cerca de 6,7 mil passageiros em oito linhas.
Junho de 2023:
- Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, Zona Sul: Beneficiando cerca de 13,5 mil passageiros em 17 linhas.
- Avenida Adutora do Rio Claro, Zona Leste: Beneficiando cerca de 6 mil passageiros em nove linhas.
Julho de 2023:
- Cinco novas faixas em diversas regiões, beneficiando aproximadamente 77 mil passageiros em 57 linhas, incluindo na Penha, Sapopemba, Lapa e Ipiranga.
- Vila Maria, Zona Norte: Beneficiando cerca de 19 mil passageiros em 13 linhas.
Agosto de 2023:
- Rua Luís Seráphico Júnior, Santo Amaro, Zona Sul: Beneficiando 11 mil passageiros em 10 linhas.
- Rua Gabriel Piza, Santana, Zona Norte: Beneficiando 20,5 mil passageiros em 13 linhas.
Setembro de 2023:
- Avenida Nordestina, Zona Leste: Beneficiando 34 mil passageiros.
- Rua Ribeiro Morais, Zona Norte: Beneficiando cerca de 14 mil passageiros.
Outubro de 2023:
- Rua da Passagem Funda, Guaianases, Zona Leste e Rua Gabriel Fauré e Rua José Barros Magaldi, Jardim São Luís, Zona Sul: Beneficiando 76 mil passageiros em 21 linhas.
Novembro de 2023:
- Avenida Nossa Senhora do Ó, Limão, Zona Norte: Beneficiando 20 mil passageiros em 17 linhas.
Dezembro de 2023:
- Rua São Caetano, Centro e Avenida dos Tajurás, Cidade Jardim, Zona Oeste: Beneficiando 36 mil passageiros em 19 linhas.
- Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Pinheiros e Serra de Bragança, Tatuapé: Beneficiando cerca de 10 mil passageiros em sete linhas.
Janeiro de 2024:
- Avenida das Cerejeiras, Vila Maria, Zona Norte: Beneficiando 22,3 mil passageiros em oito linhas.
Conclusão
A implantação de 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus é um marco significativo na melhoria da mobilidade urbana em São Paulo. Com a superação das metas estabelecidas no Programa de Metas 2021-2024, a Prefeitura de São Paulo reafirma seu compromisso com a eficiência do transporte público e a qualidade de vida dos cidadãos.
As novas faixas exclusivas foram implantadas pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), em parceria com a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Com informações de: Prefeitura de São Paulo
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