REVELATOR

Fevereiro terá chuva abaixo do esperado e temperaturas acima da média

Inmet destaca variações nas condições climáticas em diferentes regiões do Brasil.
Inmet indica que fevereiro terá chuva abaixo da média e temperaturas acima do comum. — Imagem: Aremac/Getty Images.
Inmet indica que fevereiro terá chuva abaixo da média e temperaturas acima do comum. — Imagem: Aremac/Getty Images.

O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet divulgou sua previsão climática para fevereiro, apontando mudanças nas condições de chuva e temperatura que terão impacto direto na agricultura. 

Os dados indicam tendência de chuva abaixo da média em parte da Região Norte e áreas específicas da Região Sul, Mato Grosso e Goiás. Por outro lado, regiões como Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Pará, Amapá, Tocantins e Paraná devem receber chuvas dentro ou ligeiramente acima da média.

Para as áreas que incluem partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a umidade do solo aumentou com chuvas regulares em dezembro/2023 e janeiro/2024. A precipitação acima da média em fevereiro deve contribuir para a manutenção dessa umidade.

Temperaturas acima da média em todo o país

O Inmet prevê que praticamente todo o país experimentará temperaturas acima da média, ultrapassando os 25ºC. Em áreas específicas, como Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, as temperaturas médias podem atingir os 30ºC.

Em algumas localidades do centro-sul do Rio Grande do Sul e sul mineiro, as temperaturas serão próximas à média. Já no sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a previsão aponta temperaturas ligeiramente abaixo da média.

Até quando dura o El Niño?

O El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Pacífico, deverá durar até, pelo menos, abril. Há 90% de chance de que o evento continue durante o inverno no hemisfério norte e o verão no hemisfério sul, segundo a Organização Meteorológica Mundial – OMM.

O fenômeno natural vem provocando alterações climáticas extremas, como incêndios florestais, ciclones tropicais, secas prolongadas e ondas de calor e frio extremo. 

Compartilhe

Veja também