Florença está dando um importante passo na promoção do uso da bicicleta como meio de transporte urbano com o lançamento do projeto “Pedala, Florence Recompensa Você”. A iniciativa, que oferece incentivos financeiros para quem utiliza a bicicleta em deslocamentos diários, visa reduzir o uso de veículos motorizados e promover uma mobilidade mais sustentável na cidade.
O projeto, que tem duração de um ano (de 6 de março de 2024 a 6 de fevereiro de 2025), começa oficialmente no dia 3 de junho, em celebração ao Dia Mundial da Bicicleta. Os participantes podem receber até 20 cêntimos por quilômetro percorrido, com um limite de 30 euros por mês. A iniciativa abrange deslocamentos de casa para o trabalho ou escola/universidade, bem como outros trajetos dentro do município de segunda a sexta-feira. Além disso, haverá incentivos adicionais para a compra de e-Bikes e Cargo-Bikes a partir de junho.
Quem pode participar?
O programa está aberto a todos os residentes de Florença e dos municípios da aglomeração (Bagno a Ripoli, Calenzano, Campi Bisenzio, Lastra a Signa, Scandicci, Sesto Fiorentino, Signa) que sejam maiores de 18 anos e que estudem ou trabalhem em Florença ou nos municípios vizinhos.
Como participar?
Para se inscrever, os interessados devem reservar o kit online a partir de 13 de maio, através do aplicativo Pin Bike, que pode ser baixado na Apple Store ou Google Play Store. O kit, que inclui um dispositivo Bluetooth antifraude, suporte para smartphone e luzes de sinalização, pode ser retirado nas URPs dos Distritos a partir de 20 de maio.
Após a instalação do kit e do aplicativo, basta começar a pedalar a partir de 3 de junho. Os incentivos serão pagos por transferência bancária diretamente na conta dos participantes.
Tipos de reembolsos
Os incentivos variam de acordo com o tipo de trajeto e a frequência de uso da bicicleta. Quem adotar a bicicleta em substituição a um veículo motorizado para deslocamentos casa-trabalho ou casa-escola/universidade receberá 20 cêntimos por quilômetro, podendo acumular até 2 euros por dia e 30 euros por mês. Já os ciclistas que já utilizam a bicicleta regularmente terão direito a 15 cêntimos por quilômetro, com um máximo de 1,20 euros por dia e 30 euros por mês.
Além dos reembolsos por quilômetro, o programa oferece prêmios mensais de até 100 euros para os 200 usuários que acumularem mais pontos no aplicativo com ações virtuosas, como quilometragem pedalada, participação em eventos e questionários. No total, cada participante pode ganhar até 200 euros em prêmios adicionais ao longo do projeto.
Objetivo do Projeto
Financiado com um milhão e 200 mil euros, “Pedala, Florence Recompensa Você” faz parte do projeto “Florença para o Clima”, que visa a adoção de medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade. Esta iniciativa é uma colaboração entre a Região da Toscana, o Ministério do Meio Ambiente e o Município de Florença, e representa um passo significativo para uma mobilidade urbana mais sustentável e saudável.
Essa ação de Florença é um exemplo inspirador de como cidades podem incentivar práticas sustentáveis e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos através de políticas públicas inovadoras.
Leia também
Mitos e verdades sobre bicicletas elétricas: uma alternativa sustentável em ascensão
Preparando sua bicicleta para a temporada de chuvas: dicas essenciais para ciclistas