REVELATOR

8º Fórum CNT de Debates: autoridades e empresários discutem mobilidade urbana sustentável

Evento contará com a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do ministro das Cidades, Jader Filho e do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia
Fórum CNT de Debates, logo de divulgação
Imagem de Divulgação/CNT Debates

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) se prepara para realizar o 8º Fórum CNT de Debates, com foco na Mobilidade Urbana Sustentável. O evento, marcado para o dia 9 de julho de 2024, reunirá autoridades e empresários de renome para discutir soluções e desafios no setor de transporte público e sustentável.

O Fórum contará com a participação de figuras importantes como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o ministro das Cidades, Jader Filho; e o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. Também estarão presentes a Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, e outros líderes do setor.

Importância da Mobilidade Urbana Sustentável

A deficiência na mobilidade urbana representa uma ameaça ao direito de ir e vir, garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal. O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza, destaca a importância de investir em transporte coletivo rodoviário e por trilhos como modelos viáveis e sustentáveis.

“Precisamos investir no transporte coletivo rodoviário e por trilhos e acreditar neles como modelos viáveis e sustentáveis. A eficiência da sustentabilidade está no financiamento do setor, na integração dos modos, nas faixas exclusivas, no uso das tecnologias da informação, na micromobilidade, entre outras soluções”, afirma Souza.

Desafios e Soluções

Valter Souza ressalta que, embora a eletrificação das frotas de ônibus e o uso de combustíveis verdes sejam frequentemente discutidos, é crucial debater a operacionalização e eficácia dessas medidas.

“Estamos em ano de eleições municipais, então este será um assunto fundamental para quem for pleitear um cargo eletivo em outubro. Queremos convocar esses candidatos para se juntar ao nosso debate, juntamente com as empresas do transporte, as autoridades e os usuários na busca por soluções”, conclui Souza.

Marco Legal do Transporte Público Coletivo

A programação do evento incluirá dois painéis principais. O primeiro abordará os desafios de implementar um sistema sustentável de mobilidade nas cidades. O segundo discutirá o novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo, um Projeto de Lei que impacta toda a cadeia de transporte de passageiros e visa melhorias tanto para empresas quanto para usuários.

O 8º Fórum CNT de Debates conta com o patrocínio do Grupo CCR e apoio institucional do Estadão, do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transportes e Mobilidade (Consetram), da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Serviço

Data: 9 de julho de 2024
Hora: 9h às 13h
Transmissão: Canal da CNT no YouTube
Local: Sede do Sistema Transporte, Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco J, Ed. Clésio Andrade – Brasília (DF)

Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse a página oficial do evento.

Leia também

Segurança, tarifas e transparência: 5 pontos do projeto de concessão da Nova Raposo

Por que precisamos falar de infraestrutura cicloviária

Compartilhe

Veja também