O sistema de pedágio free flow, que elimina as tradicionais praças de pedágio em favor de pórticos que realizam a cobrança por trecho percorrido, está ganhando cada vez mais espaço nas rodovias brasileiras. Desde a sua implantação, o sistema já é utilizado em cinco rodovias e está em fase de testes em outras duas, com planos de expansão para novos trechos nos próximos anos. Essa tecnologia não só traz mais fluidez ao trânsito como também proporciona uma cobrança mais justa, baseada na distância percorrida pelos veículos.
No coração dessa revolução está o uso das tags de pagamento automático, que são altamente recomendadas para motoristas que desejam aproveitar ao máximo os benefícios do free flow. As tags permitem que o pagamento seja realizado de forma automática e segura, sem a necessidade de ações adicionais por parte do condutor, evitando preocupações com o pagamento posterior e o risco de multas por esquecimento.
“As tags são essenciais para o avanço do free flow no Brasil. Seja em rodovias com praças convencionais ou que já contam com a tecnologia, elas se mostram como uma solução prática e eficiente ao setor e, principalmente, aos motoristas, reduzindo o tempo de viagem, oferecendo descontos em tarifas, diminuindo o gasto com combustíveis e proporcionando uma experiência de viagem mais segura, fluida e descomplicada”, afirma André Turquetto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) e diretor-geral da Veloe.
Atualmente, as tags oferecem descontos automáticos de 5% por meio do Desconto Básico de Tarifa (DBT) em diversas rodovias federais e estaduais, com possibilidades de descontos progressivos que podem ultrapassar 90% em algumas regiões. Além disso, as tags são aceitas em uma ampla gama de estabelecimentos, incluindo estacionamentos, drive-thrus e postos de combustíveis.
Cenário de implantação do Free Flow no Brasil
Inspirado pelo sucesso internacional, o Brasil tem investido no free flow como uma forma de modernizar a mobilidade nas estradas, reduzir congestionamentos e diminuir a emissão de poluentes. A previsão é que, nos próximos anos, essa tecnologia se torne ainda mais comum, beneficiando motoristas e melhorando a infraestrutura viária do país.
Rodovias com Free Flow em operação e fase de testes
- Em operação:
- RJ: Rio-Santos (BR-101) – Pórticos em Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.
- RS: ERS-122, ERS-240, ERS-446 – Pórticos em Farroupilha, Capela Santa, Carlos Barbosa, entre outros.
- MG: MG-459 – Pórtico em Monte Sião.
- Em testes/instalação:
- SP: Rodovia Ayrton Senna (SP-070) e Ponte Rio-Niterói (BR-116).
Operações previstas para os próximos anos
Com a expansão contínua do free flow, espera-se que essa tecnologia se consolide como um padrão nas rodovias brasileiras, proporcionando uma experiência de viagem mais moderna e eficiente para os motoristas.
Sobre a Abepam
Criada em 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor e tem como missão contribuir para a modernização da mobilidade no Brasil. Com a promoção de soluções inovadoras, a Abepam visa tornar o mercado de mobilidade mais eficiente e competitivo, beneficiando a sociedade como um todo.
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