O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado estão buscando voluntários para ajudar na campanha humanitária para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O auxílio é necessário para receber, separar, empacotar e etiquetar doações, além de montar kits para distribuição e carregar caminhões que transportam os donativos para as cidades gaúchas.
Quem desejar participar pode fazer um cadastro on-line no site www.fundosocial.sp.gov.br, acessando o QR Code disponível na página ou no Instagram @fundosocialsp. Aqueles que têm disponibilidade imediata podem se dirigir diretamente ao depósito do Fundo Social, na Av. Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, e procurar a equipe de doações das 8h às 17h para serem orientados sobre como colaborar.
Ampliação da campanha humanitária
Além das doações já recebidas, a campanha agora está aceitando cestas básicas e alimentos não perecíveis com validade em dia para encaminhamento ao Rio Grande do Sul. A orientação é que as doações priorizem água potável, produtos de limpeza (como água sanitária, desinfetante, sabão em barra, sacos de lixo, etc.) e itens de higiene pessoal (como creme dental, escova de dentes, sabonete, shampoo, entre outros).
As doações podem ser entregues no depósito do Fundo Social de São Paulo, nos postos de atendimento do Poupatempo em todo o estado, e nas unidades da Sabesp. Além disso, empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), como CPTM e Metrô, também estão recebendo doações de alimentos enlatados.
A CPTM iniciou a arrecadação nas estações Lapa, Francisco Morato, Tamanduateí, Mauá, Guaianases, Suzano, Itaim Paulista, Jardim Romano e Aeroporto-Guarulhos, onde caixas coletoras estão próximas às catracas. O Metrô começa a receber doações a partir desta sexta-feira (10), na estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha.