Greve afeta operação do transporte sobre trilhos de São Paulo desde o início da operação nesta terça-feira (28). Decisão judicial determina o mínimo de 60% dos trabalhadores nos horários das 10h às 16h e após as 21h. Para os períodos de pico, das 4h às 10h e 16h às 21h, o percentual é de 85%.
Metrô
Linha 1-Azul: operando da Tiradentes até Ana Rosa
Linha 2-Verde: operando da Alto do Ipiranga até Vila Madalena
Linha 3-Vermelha: operando da Bresser-Mooca até Marechal Deodoro
Linha 15-Prata: FECHADA
CPTM
Linha 7-Rubi: operando da Luz até Caieiras
Linha 10-Turquesa: operando da Brás até Mauá
Linha 11-Coral: operando da Luz até Guaianases
Linha 12-Safira: operação normal
Linha 13-Jade: operação normal
As integrações entre as linhas ou terminais de ônibus estão abertas nas estações que estão em funcionamento.
As linhas concedidas, 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás (ViaMobilidade), 8-Diamante (ViaMobilidade) e 9-Esmeralda (ViaMobilidade) operam normalmente.
Decisão Judicial
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) emitiu uma decisão à greve anunciada pelos sindicatos, que determina o funcionamento mínimo de 85% do contingente de trabalhadores da CPTM e 80% dos serviços do Metrô nos horários de pico, com multas diárias previstas em caso de descumprimento.
Ônibus
Os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente. As linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU terão intensificação da operação e extensão de itinerário em mais de 30 linhas estratégicas para amenizar os impactos da greve.
Ponto Facultativo
O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo nos serviços públicos estaduais da capital. O objetivo é reduzir prejuízos à população, permitindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços agendados. Serviços como restaurantes e postos móveis do Bom Prato não serão afetados. Consultas em AMEs, postos do Poupatempo e Secretaria de Educação, exceto pela preparação do Provão Paulista Seriado, também terão seus reagendamentos garantidos. O ponto facultativo não se aplica à Secretaria de Educação em virtude da preparação do Provão Paulista Seriado e da manutenção do calendário escolar. Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue funcionam normalmente.
Rodízio Suspenso
Por causa da greve do transporte público sobre trilhos (Metrô e CPTM) nesta terça-feira (28), o rodízio está suspenso na cidade durante todo o dia. Algumas restrições continuam: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus. As vagas rotativas de Zona Azul também permanecem funcionando.