Um levantamento exclusivo realizado pela Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, e pelo Sem Parar, ecossistema de mobilidade que recentemente adquiriu a fintech, revelou um aumento significativo no comportamento dos consumidores que optam por pagar o IPVA de forma parcelada, tornando as parcelas mais acessíveis aos contribuintes.
O estudo, que analisou dados das duas empresas entre janeiro e junho deste ano, mostra que 50,2% dos motoristas optaram pelo parcelamento dos seus impostos veiculares em 2024. Comparado ao mesmo período de 2023, o estudo aponta um aumento expressivo de mais de 147% na opção pelo pagamento parcelado.
Além disso, o uso do cartão de crédito para pagar o IPVA também aumentou. Dados mostram que, no primeiro semestre de 2024, 55,6% dos motoristas brasileiros utilizaram essa modalidade para quitar o débito. Em comparação com 2023, houve um aumento de 56% na preferência pelo pagamento com cartão.
Tendências de Parcelamento
O parcelamento em 12 vezes foi a opção mais utilizada, escolhida por 33% dos usuários que usaram o cartão de crédito, seguido pelo pagamento em uma única parcela (15,41%).
Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay, explica que os indicadores refletem a busca dos brasileiros por novas alternativas de pagamento, permitindo que eles distribuam os gastos ao longo do ano e aliviem o impacto no orçamento mensal.
“O parcelamento no cartão de crédito proporciona maior flexibilidade e uma chance de alívio no bolso dos brasileiros, permitindo que mantenham seus veículos em dia sem comprometer fortemente o orçamento mensal. Agora, fazendo parte do ecossistema Sem Parar, expandimos nosso potencial e vamos criar o maior centro de soluções para veículos do país, proporcionando cada vez mais facilidade na hora de pagar os impostos automotivos”, afirma
Recorte São Paulo
Um estudo preliminar realizado por ambas as empresas em junho de 2024 revelou que o uso do cartão de crédito para pagamento parcelado também segue em alta no estado de São Paulo. Com a maior frota do Brasil (mais de 30 milhões de veículos registrados), o estudo mostrou que, em 2024, 51% dos pagamentos do IPVA no estado foram feitos com cartão de crédito. Entre os que optaram pelo pagamento nessa modalidade, 69% quitaram seu IPVA em cota única e 31% escolheram as cotas parceladas.
Como Funciona a Cobrança dos Impostos sobre Veículos?
É importante lembrar que o licenciamento e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) são impostos diferentes. O licenciamento só pode ser pago após a quitação completa do IPVA. O IPVA é um tributo anual obrigatório, calculado a partir do valor atual do veículo (tabela FIPE) x alíquota, que varia de 1% a 4% entre os estados.
Segundo o Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais, a estimativa de arrecadação do IPVA 2024 nos principais estados do país está em R$ 42 bilhões. Em 2023, a arrecadação desse tributo foi de mais de R$ 81 bilhões no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
O licenciamento, também anual e obrigatório, indica que o veículo está autorizado para trafegar em vias públicas. Apenas após o pagamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) pode ser emitido.
Vale ressaltar que, a partir de 2025, o SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito) voltará a ser obrigatório para os brasileiros.
Sobre Zapay
Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e pelos Detrans, a Zapay oferece consulta e pagamento de débitos veiculares com segurança em todo o Brasil. A solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem seus débitos de trânsito (IPVA, licenciamento e multas) no Pix ou no cartão de crédito em até 12 vezes. Em março de 2024, a Zapay passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade do grupo norte-americano Corpay.
Sobre o Sem Parar
Com mais de 20 anos de atuação no Brasil, o Sem Parar é um ecossistema de mobilidade do grupo americano Corpay. Inaugurou a categoria de pagamentos automáticos no país e continua inovando para proporcionar uma vida sem barreiras para seus clientes. Com mais de 7 milhões de tags ativas, o Sem Parar está presente em 100% da malha pedagiada e oferece suas soluções em 13 estados e no Distrito Federal.
Leia mais
Prefeitura de São Paulo reembolsa parte do IPVA para carros elétricos e movidos a hidrogênio