Jabaquara inicia obras de acessibilidade. Em uma iniciativa significativa para promover a inclusão e o conforto de todos os usuários, o Terminal Metropolitano Jabaquara, operado pela Next Mobilidade e gerido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), começará obras de acessibilidade a partir desta quinta-feira (2 de maio de 2024). Este projeto tem como objetivo principal aprimorar a infraestrutura do terminal para assegurar maior acessibilidade, conforto e segurança, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
As obras incluirão o nivelamento de pisos, a atualização de pisos táteis e direcionais, a instalação de rampas e escadas equipadas com corrimãos de aço inox, que contarão com identificações em braille. Além disso, os sanitários do terminal passarão por uma reforma abrangente que incluirá portas com aberturas para o exterior, espaços adequados para manobra de cadeiras de rodas, barras de apoio e a instalação de botões de emergência que se conectarão diretamente com a Sala de Supervisão Operacional (SSO).
Em virtude das obras, que têm previsão de conclusão até o final de julho, algumas linhas de ônibus serão temporariamente remanejadas para garantir a continuidade e eficiência do serviço oferecido aos cerca de 24 mil passageiros que transitam diariamente pelo terminal. As alterações incluem o remanejamento da linha do Orca Zoo para a área ao lado do bicicletário e da linha Centro Paralímpico para um ponto externo ao terminal. Além disso, a linha 290 (Terminal Metropolitano Diadema) será transferida da plataforma B para a C.
Após a conclusão das obras nas plataformas A e B, os trabalhos de acessibilidade serão estendidos para as plataformas C, D e E. Durante esse período, a linha 289 (Diadema-Terminal Metropolitano Piraporinha/São Paulo) terá sua operação suspensa, mas as linhas 288 e 290 receberão reforços para acomodar os passageiros afetados.
Este projeto de melhorias no Terminal Metropolitano Jabaquara é um passo importante na direção de um transporte mais inclusivo e acessível, alinhando-se com as diretrizes da campanha Maio Amarelo que foca na segurança e na qualidade de vida dos cidadãos. A Next Mobilidade e a EMTU estão comprometidas em oferecer um sistema de transporte que não apenas atenda às necessidades de mobilidade urbana, mas que também promova a igualdade de acesso e a dignidade para todos os usuários, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Corredor ABD
O Terminal Jabaquara integra o Corredor ABD, que liga São Mateus a Jabaquara com extensão de Diadema ao Brooklin, totalizando 90 km (ida e volta) de conexão entre as zonas sul e leste de São Paulo, passando por cidades como Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. São nove terminais metropolitanos e 153 paradas ao longo dos corredores.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba/Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do Estado.
Sobre a Next Mobilidade
A Next Mobilidade opera o Corredor ABD, o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e sua extensão Diadema – Brooklin, totalizando 90 km (ida e volta). Esses corredores conectam as zonas sul e leste de São Paulo, passando por importantes cidades como Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com nove terminais metropolitanos e 153 paradas ao longo dos corredores, a responsabilidade da Next Mobilidade vai além da operação dos veículos. A empresa também responde pela manutenção dos veículos, corredores, rede aérea, canteiros de flores, árvores e sinalização dos trajetos, garantindo um ambiente seguro e agradável para os passageiros. A empresa é responsável também pela implantação e operação do BRT-ABC, sistema rápido de transporte que conectará a região do Grande ABC à capital em ônibus elétricos de última geração.
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