REVELATOR

Por que investir em um carro elétrico? Confira sete respostas não convencionais

Menos desgaste de asfalto, mais redes de conexão tecnológicas, menos barulho e até mesmo menos calor. Saiba mais!
Juliano Gonçalves, imagem ilustrativa com um carro elétrico
Imagem de banco de imagens

O setor automobilístico global está cada vez mais focado no desenvolvimento e na adoção de veículos movidos à energia elétrica, trazendo grandes benefícios ambientais. 

“Os carros elétricos ajudam a poupar recursos naturais e a reduzir significativamente as emissões de carbono, tornando-se aliados fundamentais na luta pela sustentabilidade”, explica Juliano Gonçalves, engenheiro eletricista e Head da Divisão de Cabos da Megger no Brasil.

Embora ainda representem uma parte menor do mercado, os carros elétricos estão conquistando espaço como uma medida adversa para a redução das emissões de carbono e outros poluentes. Segundo Juliano, os carros elétricos se destacam por não emitirem carbono durante o uso, ao contrário dos veículos a gasolina. Essa característica é essencial para combater a poluição e mitigar os efeitos do aquecimento global. Porém, além deste benefício, existem outros que são tão interessantes e benéficos quanto. Confira:

“Este novo formato dos automóveis não só reduz as emissões de gases de efeito estufa, como também ajuda a diminuir a poluição local. Com menos emissão de poluentes, eles melhoram significativamente a qualidade do ar nas cidades, o que também contribui para a saúde pública no geral”, ressalta Juliano.

Vantagens mecânicas

Os carros elétricos oferecem aceleração suave e rápida graças ao torque instantâneo dos motores elétricos. A distribuição de peso é mais uniforme devido à colocação das baterias no chassi, resultando em melhor manuseio e maior estabilidade.

Além disso, os gastos com manutenção podem ser significativamente menores, já que os motores elétricos possuem menos peças móveis do que os motores a combustão interna, o que resulta em menos desgaste e menor necessidade de manutenção.

A ausência de um motor de combustão interna também torna os carros elétricos mais leves, contribuindo para a redução da erosão do solo e do desgaste das estradas.

Desenvolvimento de infraestrutura inteligente

“A crescente demanda por estações de recarga para carros elétricos está impulsionando o desenvolvimento de uma infraestrutura inteligente, que inclui sistemas de monitoramento de tráfego em tempo real, gestão eficiente de energia e redes de comunicação veicular”, diz o especialista.

Redução do ruído urbano

Carros elétricos também ajudam a reduzir a poluição sonora, tornando as áreas urbanas mais silenciosas e agradáveis para os moradores. A condução de carros elétricos, que são geralmente mais silenciosos do que os veículos tradicionais, pode diminuir o estresse e a fadiga associados ao ruído do tráfego, proporcionando uma experiência de condução mais tranquila e relaxante.

Energia solar

De acordo com Juliano, os carros elétricos movidos a energia solar oferecem benefícios que vão além da operação diária. “Desde a fabricação até o descarte, a energia solar contribui para um ciclo de vida mais sustentável e econômico, com custos de recarga significativamente menores do que os de veículos a combustão”, completa.

Redução da poluição térmica

“Carros elétricos geram menos calor do que os veículos com motores de combustão interna, contribuindo para a redução da poluição térmica em áreas urbanas e ajudando a manter temperaturas mais baixas nas cidades”, diz o engenheiro.

Integração com smart grids 

Juliano ainda explica que automóveis deste tipo podem ser integrados a redes elétricas inteligentes e atuarem como unidades de armazenamento de energia, ajudando a equilibrar a demanda e a oferta de eletricidade, além de fornecer energia de reserva em emergências como blackouts.

Menor índice de incêndios ou explosão em choques acidentais

“Já que os carros elétricos independem de gasolina ou óleo, o risco de incêndio ou combustão em acidentes de trânsito é muito menor do que os carros movidos a combustíveis fósseis”, diz o especialista.

Investir em carros elétricos não é apenas uma escolha ambientalmente consciente, mas também uma decisão inteligente para o futuro. 

“À medida que a tecnologia continua a avançar e a infraestrutura se expande, a tendência é que a adoção de carros elétricos se torne uma realidade cada vez mais acessível e vantajosa. A escolha de um carro elétrico hoje é um passo importante rumo a um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos”, finaliza Juliano.

Sobre Juliano Gonçalves

Engenheiro eletricista e Head da Divisão de Cabos Megger Brazil possui 25 anos de experiência no mercado de energia com foco em confiabilidade de redes, melhoria de desempenho e redução de custos. Foi também responsável por converter as redes de energia das avenidas Rebouças, 9 de Julho, Cidade Jardim, Faria Lima, e das ruas Amauri e Oscar Freire, entre os anos de 2003 e 2006, liderando a iniciativa da AES Eletropaulo (hoje Enel SP) o especialista viu de perto os inúmeros desafios enfrentados pela equipe, moradores, comerciantes e transeuntes locais durante esse período. Possui sólida experiência em projetos internacionais de redesenho de processos multi-sites, com foco em otimização, automação, padronização e ganho de eficiência e nos últimos 15 anos está focado em obter resultados expressivos por meio de manutenção preventiva, inovação, digitalização, automação, melhoria de processos e desenvolvimento de pessoas conduzindo projetos ao redor do mundo.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também

Carros elétricos: uma alternativa ecológica aos veículos a combustão

Seguro para carros elétricos no Brasil: Mais acessível e adaptado à nova era da mobilidade

Compartilhe

Veja também