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Eletrificação de veículos leves abre potencial de R$ 200 Bi em negócios, conclui estudo da consultoria Mirow & Co.

Iniciativa irá demandar investimentos e oferecer oportunidades nos setores automotivo e elétrico, como locação de veículos e serviços de recarga
Mirow & Co, imagem de ilustração
Imagem de: Ernest Ojeh/Unsplash

A aceleração da eletrificação da frota de veículos leves individuais promete abrir um potencial de R$ 200 bilhões em negócios no Brasil até 2030, conforme calculou a consultoria Mirow & Co. O uso crescente de automóveis movidos a eletricidade impactará significativamente os setores automotivo e elétrico, além de serviços como recarga, reposição de autopeças, manutenção e locação de veículos.

“O período para planejamento e investimentos já começou. O programa Mover, do governo federal, e a série de anúncios de investimentos de montadoras para produção de veículos híbridos e elétricos no país representam um marco zero do processo de eletrificação da frota e de várias transformações que ela vai provocar no mercado”, afirma Felipe Diniz, sócio e líder do estudo na Mirow & Co., consultoria de estratégia atuante nos setores de energia e automotivo, entre outros.

Investimentos e Crescimento

Stellantis, Toyota, Great Wall Motor, Volkswagen, GM, BYD, Hyundai, Renault, CAOA, Mitsubishi e Nissan anunciaram recentemente investimentos que somam mais de R$ 100 bilhões no país até 2032, visando a produção de elétricos e híbridos.

De 2016 a 2022, a frota de veículos elétricos no Brasil cresceu 122%, enquanto nos EUA, Europa e China o crescimento foi de 32%, 60% e 65%, respectivamente. Apesar de começar atrás dos principais players globais, a comercialização de veículos elétricos no Brasil segue em expansão acelerada, com perspectiva de entrar no mercado de massa este ano. Modelos como BYD Dolphin Mini, Chery iCar e Renault Kwid e-Tech estão tornando a compra de elétricos mais acessível, com preços abaixo de R$ 120 mil.

Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, houve um crescimento de quase 250% na aquisição de veículos leves plug-in, resultando em uma frota de mais de 100 mil unidades.

Benefícios Econômicos e Sustentáveis

Os veículos elétricos já são economicamente mais vantajosos que os veículos de combustão interna para quem roda a partir de 30 mil km por ano. O custo total de aquisição, incluindo compra e manutenção por cinco anos, já é menor para taxistas e motoristas de aplicativo.

Uma pessoa que dirige de casa para o trabalho, escola e compras durante a semana, e realiza trajetos para lazer nos fins de semana, alcança uma média de 13 mil km por ano. Para esses motoristas, a compra de veículos eletrificados deve se tornar mais vantajosa a partir de 2028.

Com a nacionalização da produção de veículos eletrificados, prevista para iniciar em 2025, o custo total de propriedade desses automóveis deverá se equiparar ao dos veículos a combustão até 2028. Esse cálculo considera os gastos de aquisição e manutenção de um Dolphin, da BYD, que possui autonomia de 280 km por recarga.

Perspectivas e Impactos

A quantidade de veículos elétricos no país tem o potencial de atingir quase 4 milhões de unidades até 2030, podendo variar entre 1 milhão e 6 milhões, dependendo de cenários mais pessimistas ou otimistas. Nesse cenário, os veículos elétricos representariam de 2% a 11% da frota total, conforme o estudo da Mirow & Co.

“A popularização dos veículos elétricos no Brasil e no mundo vai avançar de forma consistente até o início da próxima década, proporcionando o surgimento de novos negócios e a transformação de negócios já existentes. O período até 2030 será determinante para a consolidação do novo mercado automotivo e dos segmentos correlatos”, avalia Diniz.

Esse crescimento da frota eletrificada transformará o mercado, movimentando mais de R$ 200 bilhões por ano a partir de 2030 em toda a cadeia. Serão R$ 167 bilhões no setor automotivo, R$ 17 bilhões em autopeças e locação de veículos, R$ 14 bilhões em serviços de recarga e R$ 10 bilhões no setor elétrico.

Mirow & Co, infográfico detalhado
Imagem de Divulgação/Mirow & Co

Recarga e Serviços Elétricos

A maior parte das recargas de veículos de passeio acontecerá em ambiente doméstico, variando de 73% a 84%, conforme estudos em mercados desenvolvidos. Postos de combustível precisarão se adaptar para oferecer serviços de recarga e fornecer outras fontes de energia, como o gás natural veicular (GNV).

A previsão é de que até 2030, a demanda de recarga de veículos elétricos de passeio amplie em 2% o consumo nacional de eletricidade. Esses dois pontos percentuais não devem impactar significativamente os segmentos de geração e transmissão, mas refletem na distribuição, gerando potencial de R$ 10 bilhões anuais para as companhias.

Autopeças e Locação de Veículos

Os segmentos de autopeças, manutenção de veículos e locação de autos serão impactados pela eletrificação, estimando-se R$ 17 bilhões anuais em negócios até 2030. Locadoras, que compram mais de um quarto da produção de automóveis no país, vêm aumentando a aquisição de eletrificados, principalmente para atender à terceirização de frota. Em 2022, foram adquiridos 3,3 mil veículos eletrificados pelas locadoras, um crescimento de 88,9%.

Para empresas de autopeças e manutenção, a eletrificação pode reduzir a receita, dado que a manutenção de veículos elétricos é menor que a dos veículos a combustão. A oportunidade está na especialização em serviços e produtos voltados para esse mercado, potencialmente atenuando a queda na demanda por serviços voltados aos carros a combustão.

Mirow & Co, imagem de ilustração
Imagem de: Michael Fousert/Unsplash

Sobre a Mirow & Co.

A Mirow é uma consultoria estratégica dedicada a ajudar seus clientes a enfrentar seus desafios mais complexos. Ao longo dos últimos 10 anos, atendeu a mais de 50 grandes empresas brasileiras e multinacionais em centenas de projetos, abrangendo setores como Energia, Infraestrutura, Automotivo, Papel e Celulose, entre outros. A firma possui uma equipe composta por mais de 40 consultores e 7 sócios, com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma extensa rede de parceiros globais em diversos países. A abordagem da Mirow combina metodologias inovadoras, alto rigor analítico e forte capacidade de implementação, oferecendo uma experiência excepcional para seus clientes.

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