REVELATOR

Como motoristas da Uber avaliam se uma corrida é boa para aceitar?

Entenda os critérios e ferramentas que ajudam motoristas de aplicativos a maximizar lucros e garantir segurança.
Motoristas de aplicativo, imagem de ilustração
Imagem de: Peter Fazekas

Para motoristas e entregadores de aplicativos como Uber e 99, escolher a corrida certa é crucial para otimizar lucros e garantir segurança. Esse processo pode ser feito manualmente pelo próprio motorista ou utilizando aplicativos que automatizam e aprimoram a tomada de decisão. Mas, afinal, o que caracteriza uma boa corrida?

Informações Essenciais para Avaliar uma Corrida

Cada oferta de corrida inclui várias informações importantes: valor da corrida, nota do passageiro, endereço de partida e destino, além das distâncias e tempos estimados. Essas variáveis são fundamentais para que o motorista decida se a corrida vale a pena.

Pedro Inada, co-fundador da StopClub, plataforma que apoia motoristas e entregadores de aplicativos, explica a importância de calcular o valor por km e o valor por hora de cada oferta.

“Embora seja uma conta simples que o motorista precisa fazer, ele recebe, em média, cerca de 100 ofertas por dia, enquanto está distraído dirigindo e embarcado com passageiros. Além disso, ainda precisa analisar diversas outras variáveis, como saber se as regiões que vai navegar são seguras e têm chance de pegar outra corrida após deixar o passageiro.”

Ferramentas de Suporte para Motoristas

Para facilitar essa análise, a fintech StopClub desenvolveu o Semáforo Inteligente, um sistema de cores que indica visualmente se uma corrida é vantajosa para o motorista, considerando seus custos operacionais e outros critérios como valor por quilômetro e por hora.

  • Verde: Indica uma ótima oportunidade quando quilômetro e hora estão alinhados de forma favorável.
  • Amarelo: Alerta para possíveis desafios se houver discrepância entre quilômetro e hora.
  • Vermelho: Indica que a corrida não é vantajosa quando ambos os critérios são desfavoráveis.

“Se houver uma diferença entre esses critérios, como um bom quilômetro com hora ruim ou vice-versa, o semáforo mudará para amarelo, alertando os motoristas para possíveis desafios. Por fim, se ambos os critérios – quilômetro e hora – forem desfavoráveis, o semáforo ficará vermelho”, detalha Pedro Inada.

Segurança: Um Critério Fundamental

Além da rentabilidade, a segurança é um aspecto crucial na avaliação de uma boa corrida. Dicas de segurança incluem a análise das ofertas, contato prévio com o passageiro e evitar áreas de risco, especialmente à noite.

“Uma boa corrida para motoristas de aplicativos é aquela que combina rentabilidade, segurança e experiência positiva. Utilizar soluções tecnológicas de suporte pode fazer toda a diferença, proporcionando informações precisas e ajudando-o a tomar decisões mais estratégicas no dia a dia,” finaliza Pedro Inada.

A escolha da corrida certa envolve uma série de fatores que vão além do valor monetário. Com a ajuda de ferramentas como o Semáforo Inteligente, motoristas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas, garantindo não apenas lucro, mas também segurança e uma melhor experiência no trabalho diário.

StopClub 

Criada em 2017, a StopClub é uma fintech social focada em apoiar motoristas de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas que ajudam esses trabalhadores em seus desafios diários. Está entre as missões da StopClub criar uma comunidade unida e cada vez maior, que ofereça soluções de segurança e financeira personalizadas de acordo com a dor e necessidade de cada trabalhador. Atualmente a StopClub é a maior comunidade de trabalhadores de aplicativo do Brasil somando mais de 250 mil usuários em uma rede de compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Leia também

Uber lança “Uber Adolescentes” para oferecer mais segurança e tranquilidade para famílias

Uber amplia seu impacto social ao se tornar parceiro do programa ‘De Bem Com Você’

Compartilhe

Veja também