A Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, lançou recentemente a pesquisa “Elas & as Motos: universo invisível das motociclistas brasileiras”. O levantamento revela que 84% das mulheres motociclistas acreditam que faltam produtos pensados especificamente para elas e suas motos.
Reconhecimento Crescente, Mas Ainda Insuficiente
A pesquisa mostra que, apesar do crescente reconhecimento das motociclistas pelas marcas, ainda há grandes oportunidades no mercado.
“Esse recorte é um sinal de que as marcas precisam olhar mais para o público feminino. Nós queremos ouvir as mulheres e melhorar a experiência delas com suas paixões, que são as motos. Esse estudo é uma prova disso”, afirma Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora.
“Muitas mulheres sentem falta de produtos específicos que atendam às suas necessidades, destacando a importância de soluções e itens mais inclusivos e personalizados.”
Mudança de Percepção das Marcas
O estudo também aponta que 63% das participantes notaram que, nos últimos anos, as marcas passaram a enxergar as mulheres motociclistas como um público-alvo potencial. Este dado está alinhado com informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que indica um crescimento de 77% no número de mulheres pilotando motocicletas nos últimos 10 anos.
Representatividade e Produtos Específicos
Com o aumento do número de mulheres motociclistas, a demanda por produtos específicos para este público também cresceu. O Movimento Aceleradas, liderado por Eliana Malizia, é um exemplo de como as mulheres estão ganhando espaço e representatividade no universo das motos.
“Nós ainda buscamos espaço e reconhecimento no mercado, principalmente em produtos e soluções pensadas para nós, mulheres. Como roupas projetadas para o feminino, com opções que atendam diversos gostos e corpos, que são naturalmente diferentes do masculino. Além de calçados e acessórios que atendam à crescente demanda da mulher que anda de moto diariamente”, comenta Eliana.
Desafios e Oportunidades no Mercado
A falta de representatividade feminina no setor reforça a ideia de que os homens são o público-alvo principal, segregando as mulheres. “Essa constante falta de representatividade não só reflete, mas reforça a ideia de que os homens são o público-alvo do setor, segregando as mulheres. Acreditamos que ouvir e potencializar a voz do público feminino é de extrema importância, tanto para nós quanto para o mercado. Historicamente, as empresas desse segmento têm priorizado a imagem masculina, apresentando-os como protagonistas de sucesso, poder e liderança; enquanto as mulheres são, muitas vezes, retratadas de forma padronizada e associadas principalmente à beleza física. Vejo que o cenário já está passando por um processo de mudança e evolução, e isso é necessário”, destaca Janaína.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa “Elas & as Motos” foi realizada com 2.410 mulheres habilitadas, com idades entre 18 e 65 anos. O estudo apresenta um panorama completo sobre o setor do ponto de vista feminino, abordando motivações, visões e opiniões que levam as mulheres a se apaixonarem por motos.
O estudo da Suhai Seguradora destaca a necessidade urgente de as marcas do setor motociclístico adaptarem seus produtos e estratégias para melhor atender ao público feminino. Com um mercado em crescimento e uma demanda clara por produtos mais inclusivos e personalizados, há uma grande oportunidade para as empresas que desejam se destacar e conquistar a fidelidade das motociclistas brasileiras.
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