REVELATOR

Segurança, tarifas e transparência: 5 pontos do projeto de concessão da Nova Raposo

Melhoria de vias e benefícios para 10 cidades na Região Metropolitana de São Paulo
Nova Raposo, imagem de ilustração
Imagem de Divulgação/Governo Estado de São Paulo

A concessão do Lote Nova Raposo é um passo importante para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana em São Paulo. Com um investimento de R$ 7,1 bilhões, o projeto promete beneficiar moradores de 10 cidades, especialmente no trecho urbano da Raposo Tavares. As intervenções vão revitalizar mais de 90 quilômetros de rodovia, incluindo a construção de vias marginais e a quarta faixa da capital até Cotia.

1. Melhorias para Mais Segurança no Trecho SP-Cotia

O trecho da Raposo Tavares entre a capital e Cotia é um dos mais movimentados, devido ao intenso fluxo urbano. Para melhorar a segurança e o tráfego, serão instaladas vias marginais e uma quarta faixa. Atualmente, os acessos próximos aumentam o risco de acidentes. As marginais permitirão que os acessos sejam feitos fora da via expressa, reduzindo a velocidade e o número de acidentes.

“Na marginal, a velocidade será reduzida para diminuir o número de acidentes. Com isso, conseguimos manter a velocidade da via expressa da Raposo para chegar de Cotia a São Paulo. Não é uma questão só de fluidez, é de segurança,” afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

2. Acesso a Bairros da Capital

Um dos maiores gargalos da Raposo Tavares é o alto volume de veículos nos acessos a bairros residenciais da capital, como Butantã e Alto de Pinheiros. A concessão prevê novos acessos que ligam a Avenida Escola Politécnica à Marginal Pinheiros e melhorias na chegada ao Butantã. Essas intervenções foram estruturadas após consultas públicas e visam aliviar o tráfego na rodovia.

3. Pedágios, Redução Tarifária e Free Flow

Entre Cotia e São Paulo, as vias marginais não terão cobrança tarifária, beneficiando a população que faz o trajeto urbano diariamente. Serão 48 quilômetros de marginais contínuas. O modelo de pedágio adotado será o free flow, que permite cobrança proporcional aos trechos utilizados, promovendo justiça tarifária. A tarifa será implementada apenas após a conclusão das obras, prevista para o 8º ano após a assinatura do contrato.

O benefício para a população vai chegar antes da cobrança do pedágio,” afirma Rafael Benini. Os valores variam entre R$ 0,54 a R$ 4,84, com uma redução média de 20% na tarifa quilométrica nos trechos já concedidos.

4. Desapropriações e Impactos Ambientais

As intervenções exigirão desapropriações de áreas próximas à rodovia, estimadas em 300 mil m². Para minimizar os impactos, serão realizadas ações como o deslocamento do eixo da rodovia para preservar áreas verdes.

“Se eu tenho uma quantidade de árvores de um lado que preciso preservar, vou projetar a rodovia para outro lado, para desapropriar, por exemplo, um estacionamento e não uma área verde,” explica Raquel França Carneiro, Diretora Econômica Financeira da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).

5. Transparência

O projeto Nova Raposo passou por mais de 30 dias de consulta pública e duas audiências presenciais, com ampla divulgação nos canais oficiais do governo e na imprensa. A consulta resultou em mais de 1.800 contribuições para melhorias do projeto, que serão analisadas antes da concessão à iniciativa privada.

Programa de Parcerias de Investimentos

O projeto do Lote Nova Raposo faz parte do programa estadual que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego e desenvolvimento socioeconômico em São Paulo. Ao todo, são 24 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 270 bilhões.

Para mais informações sobre o projeto e a consulta pública, acesse os canais oficiais do Governo de São Paulo e acompanhe as próximas etapas deste importante desenvolvimento para a mobilidade urbana da região.

Com informações de: Portal do Governo

Leia também

Primeiro trem da Linha 17-Ouro de São Paulo chega ao Porto de Santos

Levantamento inédito revela distritos de São Paulo com combustíveis mais baratos e mais caros em maio

Compartilhe

Veja também