Que o clima está diferente do normal, todos nós sabemos e sentimos. Excesso de chuva no sul e escassez no norte, fortes ventos e ciclone no sudeste provocando ressaca no Rio de Janeiro e crise elétrica em São Paulo, entre outras mudanças climáticas.
O ClimaTempo destaca que nos próximos dias a entrada de ar seco sobre o país provocará um aumento nas temperaturas, mais uma vez, fora do comum para a época. Uma nova onda de calor fará as temperaturas subirem até 5°C ou mais acima da média e com um período maior de duração, ultrapassando a onda de calor vivida em setembro.
O calorão já começa a ficar mais intenso ao longo desta quarta-feira (8), no norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e em pontos do norte/oeste do Rio Grande do Sul, além de São Paulo e Goiás.
“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos”, afirma o meteorologista Vinicius Lucyrio, do Climatempo.
Na quinta-feira (09), o ar frio das madrugadas, natural na primavera, perde força e as madrugadas ficam mais quentes, principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Quase todo o estado de São Paulo terá mínimas acima de 20°C. Na capital paulista, essas mínimas ficarão acima de 22/24°C no oeste/norte na cidade. Regiões do Vale do Ribeira, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e boa parte do Rio de Janeiro terão máximas elevadas também.
Brasil 40°C
O Climatempo também alerta que na sexta-feira (10) as temperaturas disparam no interior de São Paulo e há previsão de temperaturas na casa dos 40 °C, especialmente no oeste/norte e em áreas do centro paulista. Esta média também é prevista em cidades do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e alguns pontos do sul do Tocantins. O leste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo também terão calor intenso.
Sábado (11) e domingo (12) também serão dias quentes em quase todas as Regiões do país com temperaturas que podem ultrapassar dos 40°C. Durante a semana do feriado da Proclamação da República do Brasil, a previsão indica ainda mais calor.