Uma pesquisa inédita realizada pela Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, revela um panorama detalhado sobre as experiências e percepções das mulheres motociclistas no Brasil. O estudo, intitulado Elas & as Motos: Universo Invisível das Motociclistas Brasileiras, mostra que 47% das motociclistas já tiveram sua capacidade de pilotagem questionada devido ao machismo e 46% consideram o universo das motos excessivamente masculinizado.
Crescimento e Desafios das Mulheres Motociclistas
Nos últimos 10 anos, o número de mulheres pilotando motocicletas no Brasil cresceu 77%, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O estudo também revela que 56% das mulheres habilitadas no Brasil usam suas motos diariamente, principalmente para deslocamento (53%) e lazer (38%). A rapidez, praticidade e economia proporcionadas pelas motos são os principais motivos para essa escolha.
Apesar desses benefícios, as motociclistas ainda enfrentam o machismo estrutural nas ruas e relatam falta de respeito ao perceberem que a piloto é uma mulher:
“Estar no comando de uma motocicleta é muito mais que o simples ir e vir. Esse ato representa independência. É a capacidade de decidir e fazer escolhas sobre a sua própria vida. Elas se sentem com poder e coragem para definir seu destino, pois podem controlar uma ‘máquina’ e lidar com uma rotina de trabalho e família,” comenta Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora.
Percepção e Empoderamento
Quando perguntadas sobre como se sentem pilotando suas motos, as principais respostas das mulheres foram: Corajosa (66%), Livre (61%) e Empoderada (57%). As motociclistas relatam que, embora ainda haja surpresa ao perceberem que é uma mulher pilotando, não se sentem totalmente invisíveis no trânsito. Segundo o Movimento Aceleradas, um dos maiores movimentos de mulheres motociclistas e garupas do país, o universo feminino das motos é uma realidade. Elas notam olhares de admiração, especialmente de crianças e jovens entre 18 e 25 anos, e percebem que, quando estão em grupo, são mais respeitadas, ganhando força e visibilidade.
Dados da Pesquisa
A pesquisa da Suhai Seguradora foi realizada com 2.410 mulheres habilitadas entre 18 e 65 anos e oferece um panorama completo sobre o setor do ponto de vista feminino. Além de abordar as motivações que levam as mulheres a se apaixonarem por motos, o estudo explora suas visões e opiniões, destacando tanto os desafios quanto as conquistas.
O estudo Elas & as Motos evidencia que, embora as motociclistas enfrentem desafios significativos devido ao machismo estrutural, elas continuam a crescer em número e a afirmar sua presença nas ruas do Brasil. A independência e o empoderamento proporcionados pela pilotagem de motos representam um avanço social importante, demonstrando que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive sobre duas rodas.
Saiba mais clicando aqui.
Leia também
Estudo revela que 56% das mulheres habilitadas no Brasil usam motos diariamente