REVELATOR

Previsão do clima para setembro

O mês que marca o fim do inverno e o início da primavera será marcado por calor e chuva no centro-sul, enquanto nas regiões Norte e Nordeste os volumes de chuva ficarão abaixo da média histórica, de acordo com o INMET.

A previsão para o clima no mês de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, nas regiões Norte e Nordeste, será de chuva próxima ou ligeiramente abaixo do esperado, com previsão de volumes de chuva inferiores a 40 mm no interior da Região Nordeste e no leste da região amazônica. Na costa leste do Nordeste e oeste da Região Norte, poderão ocorrer volumes de chuva acima de 50 mm.

Ainda de acordo com os dados do INMET, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há indícios de predomínio de chuva com valores próximos à média histórica, sendo abaixo de 60 mm. Destaque para Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde os volumes previstos poderão ultrapassar os 70 mm.

Na Região Sul, a situação será mais complicada em relação às chuvas, pois a previsão indica um volume que pode superar os 140 mm, algo acima da média para os três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas, em uma pequena parte do oeste do Sul, terá chuvas ligeiramente abaixo dos números históricos.  

Temperatura

O inverno termina dia 23 de setembro, às 03h50, dando lugar à primavera. As últimas semanas da estação mais fria e a primeira da estação das flores será marcada por temperaturas que devem ficar acima da média para a época em boa parte do País, especialmente em áreas do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os termômetros podem superar 28ºC.

No sul de Mato Grosso do Sul e em grande parte da Região Sul são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, indica o INMET. Mas, nessas áreas, a possibilidade de dias seguidos com chuva poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20°C.

Em áreas de maior altitude dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as temperaturas podem ser inferiores a 16ºC, por causa do volume de chuva esperado e também por passagens de massas de ar frio em alguns dias do mês.

Fonte: INMET – Instituto Nacional de Meteorologia 

Compartilhe

Veja também