Mobilidade urbana e segurança são assuntos importantes e conectados, principalmente para as mulheres. A iniciativa Abrigo Amigo, lançada nesta segunda-feira (28), busca trazer confiança ao público feminino com atendimentos remotos.
A mídia interativa é conectada à internet e equipada com câmera noturna, microfone, sensor de presença e botão virtual. Quando o sistema é acionado, inicia-se uma videochamada com uma atendente, sempre uma outra mulher, oferecendo companhia e ajuda, se for o caso.
“A tecnologia, de uma forma totalmente humanizada, se torna uma aliada no enfrentamento da violência contra a mulher, trazendo amparo e conforto para quem está sozinha em um ponto de ônibus. Um esforço criativo que será aplicado de forma piloto na Capital”, destaca o governador Tarcísio de Freitas.
Disponível das 20h às 05h, a central conta com atendentes preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.
Ao todo, dez pontos ganharam a nova tecnologia. Eles foram mapeados a partir das regiões consideradas mais perigosas para o público feminino. São áreas com menos movimento durante o período noturno, como os pontos da Avenida Tiradentes próximos ao Centro Paula Souza e ao Museu de Arte Sacra.
O Abrigo Amigo também ficará disponível em um ponto em frente à Estação da Luz e nas Avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho. Outros locais que recebem o serviço são paradas de ônibus da Avenida Brigadeiro Luís Antônio e final da Avenida Ipiranga, além de pontos situados na Avenida Angélica.
Outras ações como o “Não Se Cale” e a campanha “São Paulo Por Todas” fortalecem as estratégias do poder público para a segurança das mulheres em ambientes privados e públicos.