REVELATOR

Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso durante as festas de fim de ano

Medida será válida a partir dos últimos dias de dezembro até os primeiros de janeiro.
Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso a partir dos últimos dias de dezembro até os primeiros de janeiro. — Imagem: Canva.
Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso a partir dos últimos dias de dezembro até os primeiros de janeiro. — Imagem: Canva.

A cidade de São Paulo, bem conhecida por filas enormes de congestionamento,  vivencia um número menor de tráfego intenso por causa das festas de fim de ano, férias escolares, entre outros motivos. Com isso, a Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o rodízio entre os dia 25/12 e 07/01.

A iniciativa, que busca facilitar a locomoção das pessoas durante as celebrações de fim de ano, não se estenderá apenas para os demais veículos, como os que circulam nas zonas de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC) e nas zonas de máxima restrição ao fretamento (ZMRF), as regras permanecem nesse período.

É importante ressaltar que, mesmo durante a suspensão temporária do rodízio, a fiscalização por radares e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) continuará operando normalmente.

O rodízio na capital paulista é organizado com base no último número da placa, definindo o dia da semana em que a restrição se aplica: 

Segunda-feira: placas com final 1 e 2

Terça-feira: placas com final  3 e 4

Quarta-feira: placas com final  5 e 6

Quinta-feira: placas com final  7 e 8

Sexta-feira: placas com final  9 e 0

O rodízio é aplicado de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, no período das 07h às 10h e das 17h às 20h.

Desrespeitar o rodízio em São Paulo é considerado uma infração de trânsito grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para quem circula em horários e locais restritos é de R$ 130,16, e a penalidade inclui a aplicação de quatro pontos na carteira de habilitação do condutor.

O sistema de rodízio de veículos, válido desde 1997, é uma medida para reduzir o congestionamento e melhorar a mobilidade urbana. Com duas zonas distintas, a Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e a Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC).

Compartilhe

Veja também