O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (2) a assinatura de um decreto estadual que garantirá a gratuidade no sistema de transporte público metropolitano no estado nos dias 5 e 12 de novembro. A medida tem como objetivo facilitar a entrada dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os locais de prova e o retorno ao finaliza-lá.
O decreto é válido para todas as cidades atendidas pelo sistema de transporte público metropolitano de São Paulo e será válido das 9h às 21h nos dois dias de prova. Isso inclui os serviços de ônibus do sistema EMTU nas regiões metropolitanas e os trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo.
Além disso, o governo estadual informou que monitora o fluxo de passageiros nos veículos da EMTU e nos trens durante os dias do Enem, avaliando a necessidade de reforço nos horários de início e término do exame.
Em conjunto à Prefeitura de São Paulo, a gratuidade também será liberada nas viagens nos ônibus da SPTrans, também dentro do horário das 9h às 21h nos dias 5 e 12 de novembro.