REVELATOR

Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

A fabricante sueca inicia sua jornada de eletrificação no país com o K 230E B4x2LB, que será comercializado a partir de agosto na Lat.Bus 2024
Scania Lança Primeiro Ônibus Elétrico
Imagem de Divulgação/Scania

A Scania apresentou, nesta quarta-feira (26) o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no Brasil. Este lançamento marca o início da jornada de eletrificação da Scania no país, com o veículo oferecendo uma autonomia de 250 a 300 km e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas terão início na Lat.Bus 2024, que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Vendas e financiamento

“Nossos clientes serão convidados a embarcar conosco nesta nova viagem no principal Salão de Ônibus da América Latina, a Lat.Bus, em agosto. Aliás, aproveitando, vamos oferecer uma condição especial de preço de lançamento na Lat.Bus. Além disso, o Scania Banco vai oferecer um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%, muito competitiva”, avisa Nucci.

Ele também reforça que a linha a diesel continuará disponível, entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás, complementando as soluções de mobilidade da Scania.

Parcerias estratégicas

A parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), firmada em 2022, segue normalmente.

“Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, conta Nucci.

Conhecendo o K 230E B4x2LB

O K 230E B4x2LB oferece uma autonomia de 250 a 300 km, mesmo em condições severas com ar-condicionado ligado e topografia irregular. Com tração 4×2 e capacidade para carrocerias de 12 a 14 metros, o veículo é ideal para aplicações urbanas, comportando até 80 passageiros.

“Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Motor e bateria

O motor elétrico Scania oferece 230kW (equivalente a 310 cavalos) e está conectado a um câmbio de duas marchas, proporcionando maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

“No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. Este elétrico é diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, afirma Gallao.

Carregamento e manutenção

O ônibus possui um carregador de 130 kW, capaz de carregar em 150 a 170 minutos. A interface de carregamento é simples e segura, facilitando a manutenção e reduzindo custos. As baterias, importadas da Suécia via parceria entre Scania e Northvolt, são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), oferecendo maior densidade de carga e menos peso total do veículo.

Configurações e flexibilidade

“Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

O lançamento do primeiro ônibus elétrico 100% Scania no Brasil representa um marco significativo na trajetória da fabricante sueca no país. Com a produção prevista para março de 2025, a Scania está pronta para revolucionar o setor de transporte urbano com soluções sustentáveis e inovadoras.

Leia também

CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentam protótipo de ônibus elétrico com bateria de carregamento ultrarrápido

Jundiaí inova com teste de micro-ônibus 100% elétrico no centro da cidade

Compartilhe

Veja também