REVELATOR

Tarifa zero em São Paulo deve ser testada a partir de dezembro, afirma Ricardo Nunes

A prefeitura estuda implantar a tarifa zero nos ônibus da cidade aos domingos ou durante o período noturno.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta quinta-feira (23) a possibilidade de adotar a tarifa zero nos ônibus da cidade aos domingo ou durante a noite.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta quinta-feira (23) a possibilidade de adotar a tarifa zero nos ônibus da cidade aos domingo ou durante a noite. Imagem: Reprodução/SPTrans

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta quinta-feira (23) a possibilidade de adotar a tarifa zero nos ônibus da cidade. A isenção do pagamento de tarifas para todos os passageiros seria aplicada aos domingos ou durante a noite. Após esse período de teste, a gratuidade poderá ser contínua para todos os dias da semana.

Ricardo Nunes explicou que a medida está sendo cuidadosamente estudada para garantir uma implementação segura dentro do orçamento público, evitando retirar recursos de outras áreas de serviços essenciais à população. Ele prevê a inclusão dessas despesas adicionais no orçamento de 2024.

“A questão da tarifa zero é bastante complexa. O sistema custou 10 bilhões de reais no ano passado, com 5 milhões provenientes da arrecadação de tarifas e outros 5 milhões aportados pela prefeitura. São mais de 12 mil ônibus, então qualquer mudança precisa ser meticulosamente planejada e detalhada”, destacou o prefeito.

O prefeito informou ainda que o projeto da Lei Orçamentária do Município já está em tramitação na Câmara, e o relatório deverá ser validado na próxima semana ou na primeira semana de dezembro, quando deve ocorrer sua aprovação.

O estudo da prefeitura sobre a tarifa zero estima que o custo ficará entre 400 e 500 milhões de reais, sem incluir o subsídio anual destinado às empresas de ônibus do setor, que cobriria os custos da tarifa zero aos domingos.

A população da cidade de São Paulo já experimentou a gratuidade neste mês de novembro nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 5 e 12 de novembro, assim como no ano passado, durante o dia das eleições.

Compartilhe

Veja também