A implantação da Transferência Digital de Veículos deve otimizar os serviços eliminando a necessidade de ir ao
Na última terça-feira, 12 de março, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) trouxe uma novidade para os motoristas do Estado de São Paulo — a Transferência Digital de Veículos (TDV). O novo serviço, 100% automatizado, está disponível no aplicativo do Poupatempo, Poupatempo SP.GOV.BR, proporcionando aos cidadãos uma abordagem inédita e eficiente para a transferência de propriedade de veículos automotores.
A TDV representa a primeira iniciativa brasileira a oferecer um processo de transferência de veículos totalmente eletrônico, se destacando por sua praticidade e segurança. Disponível para usuários com contas Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro, a TDV simplificará consideravelmente o procedimento para transferências entre pessoas físicas, envolvendo veículos que já possuam o Certificado de Registro de Veículos eletrônico (CRV-e) no formato digital.
O Governador Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia de lançamento no Palácio dos Bandeirantes, ressaltou a importância do nosso serviço. “O Estado de SP está implantando diversas melhorias digitais que otimizarão recursos do Estado e também podem otimizar a renda do cidadão paulista“. Tarcísio também enfatizou que a economia de tempo para os cidadãos será significativa, com a conclusão do processo no mesmo dia e o pagamento via PIX.
A TDV é parte integrante das estratégias do Governo do Estado para a transformação digital, conforme destacado pelo secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.
“A Transferência de Veículo Digital (TDV) é parte desta caminhada, visando combater a burocracia, melhorar a administração pública e realizar a transformação digital do Estado“.
Um trabalho coletivo
A Prodesp, com coordenação da Secretaria de Gestão e Governo Digital, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do sistema. Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, afirma que todas as melhorias consideram o avanço tecnológico, a economia de recursos físicos e de mão-de-obra, proporcionando facilidade e agilidade no atendimento ao cidadão paulista.
O novo formato da transferência digital elimina a necessidade de ida ao cartório, permitindo a autenticação digital sem o reconhecimento de assinaturas por autenticidade. O aplicativo também possibilita o pagamento da taxa de transferência via PIX e a quitação de débitos pendentes, garantindo segurança aos envolvidos por meio de conferência online de eventuais pendências durante a transação eletrônica.
A TDV será implementada em três fases. A primeira, iniciada em março, atenderá vendedores e compradores “pessoa física”. Nas próximas fases, será estendida a vendedores “pessoa jurídica” e contemplará a desmaterialização de documentos para veículos fabricados antes de 2021.
Com expectativa de facilitar até 70 mil transferências mensais inicialmente, a TDV é uma evidência do compromisso do Detran-SP em proporcionar serviços inovadores e eficientes para a população. A transformação digital, que inclui a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e outros avanços, coloca o estado de São Paulo na vanguarda da modernização dos serviços públicos.
Passo a passo para a Transferência Digital de Veículos (TDV)
1. Proprietário e comprador precisam ter selo prata ou ouro no sistema Gov.Br;
2. Baixe o aplicativo do Poupatempo (disponível para iOS e Android) e acesse a aba “Transferir Propriedade de Veículo“;
3. O veículo deve possuir o CRVe digital, emitido para modelos a partir de janeiro de 2021;
4. Realize previamente a vistoria do veículo em uma empresa de vistoria credenciada;
5. No aplicativo, vá até a aba de transferência, o sistema verificará automaticamente o CRVe digital e o atestado de inspeção veicular;
6. Após a conferência online de pendências, a transferência é concluída, e os envolvidos recebem certificação de êxito para a emissão dos novos documentos.
A TDV representa um passo significativo na modernização dos serviços do Detran-SP, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos paulistas. Com a implantação das próximas fases, espera-se atingir um volume de até 500 mil transações mensais, solidificando a posição do Estado como líder em inovação na gestão pública.
Detran-SP em números
Responsável por 28% da frota brasileira.
Mais de 32 milhões de veículos registrados.
Mais de 27 milhões de motoristas habilitados no estado.
Emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) mensalmente.
Emite mais de 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs) mensalmente.