REVELATOR

Brasil registra aumento da frota e tecnologia tenta conter acidentes e infrações com motos

O Dia do Motociclista foi uma oportunidade para reforçar a importância da segurança no trânsito
Velsis, imagem de ilustração
Imagem de: Velsis

Com a chegada do Dia do Motociclista, em 27 de julho, é essencial destacar a crescente frota de motocicletas no Brasil e a importância de tecnologias inovadoras para reduzir acidentes e infrações. Em uma década, a frota de motos no país cresceu 78%, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de setembro de 2023. Atualmente, uma em cada três cidades brasileiras tem mais motos registradas do que qualquer outro tipo de veículo motorizado.

O total de motos nas vias brasileiras subiu de 18 milhões, em 2013, para impressionantes 32 milhões em 2023. Dados da FENABRAVE mostram que o número de motocicletas emplacadas entre janeiro e junho de 2024 é de 932.940, um aumento de 18% em comparação com 2023. Em 13 estados brasileiros, a frota de motocicletas é maior do que a de outros veículos, conforme o Relatório Dados do Setor de Duas Rodas 2023 da Abraciclo.

Aumento de acidentes e internações

O crescimento da frota também trouxe um aumento significativo nos acidentes. Mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil em 2023, vítimas de acidentes envolvendo motos, um aumento de 32% nos últimos dez anos, segundo o Ministério da Saúde. Os ocupantes de motocicletas enfrentam uma probabilidade 26 vezes maior de falecer em acidentes do que os condutores de automóveis.

Tecnologia para redução de acidentes e infrações

Para enfrentar esses desafios, diversas cidades e estados brasileiros têm investido em tecnologias avançadas. A tecnologia doppler, por exemplo, permite registrar e capturar imagens de veículos e motos em qualquer local da via.

“É possível capturar instantaneamente a imagem da moto, inclusive entre faixas, permitindo a perfeita identificação quanto à marca, modelo, placa, local, data e horário da infração”, explica Guilherme Araújo, diretor-presidente da Velsis, fabricante de tecnologia em trânsito.

Os equipamentos doppler detectam infrações como transporte irregular em motos, falta de capacete, conversões proibidas e retornos irregulares. Essas informações permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar o comportamento dos condutores, inclusive das motos, autuando em caso de desrespeito à legislação vigente.

Estatísticas de infrações

Dados registrados pelos equipamentos da Velsis em diversas cidades mostram um alto percentual de infrações cometidas por motociclistas. Em Curitiba, por exemplo, foram registradas 1,22 milhões de capturas de imagens de comportamento irregular entre julho de 2023 e junho de 2024, das quais 37% foram cometidas por motociclistas. Em 2024, até o começo de maio, já são 10.031 acidentes registrados.

No Espírito Santo, das 305 mil infrações de trânsito contabilizadas entre julho de 2023 e junho de 2024, 40% foram cometidas por motociclistas. O estado lançou o projeto Cerco Inteligente, com 900 câmeras instaladas em 290 pontos de fiscalização, para monitorar diversas infrações.

Em Anápolis, Goiás, entre julho de 2023 e junho de 2024, foram contabilizadas 589,57 mil infrações, sendo 127,38 mil ocasionadas por motociclistas, 56% delas referentes a excesso de velocidade. Já em Salvador, foram contabilizadas 808 mil infrações no mesmo período, mas apenas 7,49% atribuídas às motocicletas.

A utilização de tecnologias avançadas é fundamental para a redução de acidentes e infrações envolvendo motociclistas no Brasil.

“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos”, reforça Guilherme Araújo. Investir em soluções tecnológicas e promover a conscientização sobre segurança no trânsito são passos essenciais para um trânsito mais seguro.

Com informações de: FENABRAVE. Gov.Br.

Sobre a Velsis

A VELSIS surgiu com o objetivo de criar e oferecer soluções inovadoras com alta tecnologia para mobilidade urbana e viária. Atuamos, desde 2005, no aprimoramento funcional e visual dos nossos produtos e na criação e implementação de soluções para a área de ITS (Intelligent Transportation System), visando contribuir com a segurança de forma abrangente.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também

Compartilhe

Veja também