REVELATOR

Verão 2023/2024: como será a estação mais quente do ano? 

Inmet e Inpe divulgam previsões e alertam para condições favoráveis a eventos climáticos intensos.
O Inmet e Inpe alertam para a previsão de chuvas e temperaturas acima da média em todo o Brasil com a chegada do Verão. — Imagem: Canva.
O Inmet e Inpe alertam para a previsão de chuvas e temperaturas acima da média em todo o Brasil com a chegada do Verão. — Imagem: Canva.

A estação mais quente do ano terá início à 00h27 desta sexta-feira (22) e termina à 00h06 do dia 20 de março de 2024. O Verão é conhecido por dias dias mais longos em relação às noites, provocando rápidas mudanças nas condições do tempo em todo o território nacional.

Com a chegada da estação no Hemisfério Sul, as atenções se voltam para as previsões climáticas, principalmente no ano mais quente em 176 anos, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) elaboram uma previsão detalhada, destacando aspectos que vão desde a elevação da temperatura até os potenciais impactos ambientais no Brasil.

A elevação da temperatura é uma marca registrada do verão brasileiro, impulsionada pela posição da Terra em relação ao Sol, que se desloca mais ao sul. Isso ajuda a criar condições favoráveis para chuvas intensas, quedas de granizo, ventos moderados a fortes e queda de raios em diversas regiões do país.

As chuvas são comuns em praticamente todo o território brasileiro durante o verão, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde os volumes totais geralmente não ultrapassam 400 mm. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste são influenciadas principalmente pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto o norte das regiões Nordeste e Norte experimenta a ação predominante da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsáveis pelo período chuvoso em suas áreas de alcance.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões Norte e Centro-Oeste, com médias variando entre 700 mm e 1.100 mm. Esses números podem impactar setores como a agropecuária, a geração de energia elétrica e a manutenção dos reservatórios de água. 

Temperaturas acima da média

As temperaturas também devem ficar acima da média em todo o país. Nas regiões Norte e Nordeste, os termômetros podem chegar a 40°C. Nas regiões Sul e Sudeste, as máximas devem ficar em torno de 30°C.

Impacto do El Niño

O El Niño é um fenômeno climático que provoca o aquecimento das águas do Pacífico causando alterações na circulação atmosférica e nos padrões de chuva em todo o mundo.

Os impactos desse fenômeno climático provocaram mudanças significativas ao longo da Primavera, como as ondas de calor que atravessaram o país.

No Brasil, o El Niño costuma provocar chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste, e acima do comum no Sul e Sudeste. Mas com as mudanças climáticas, o contrário tem ocorrido.

Compartilhe

Veja também