A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou nesta segunda-feira (29/04) um chamamento público para doação de pianos, uma iniciativa parte do programa “Piano na Estação”. O projeto busca transformar as estações em espaços culturais onde passageiros podem interagir com a música durante sua rotina diária. As estações da Luz, Palmeiras-Barra Funda e Tatuapé foram as escolhidas para receber esses instrumentos, que ficarão disponíveis para serem tocados por qualquer pessoa durante o horário de funcionamento das estações.
Empresas interessadas em contribuir podem doar de um a três pianos. O processo para enviar propostas está aberto e deve ser realizado via e-mail, conforme detalhado no edital disponível no site da CPTM. Caso haja mais de uma proposta, uma Comissão de Avaliação da CPTM será responsável por analisar e selecionar as doações com base nos critérios estabelecidos.
Pedro Moro, presidente da CPTM, enfatiza a importância da iniciativa:
“A CPTM reconhece que a arte, assim como a educação e a saúde pública, são pilares fundamentais para o acesso à cidadania. Nossas estações são espaços de grande circulação pública e ideais para promover ações de interesse social como o Programa Piano na Estação.”
Cada piano doado será acompanhado de um totem informativo sobre o programa, garantindo que os passageiros compreendam o objetivo e a origem desses instrumentos. Essa iniciativa não apenas enriquece a experiência de viagem diária dos mais de 1,6 milhão de passageiros que transitam pelo sistema, mas também fomenta uma maior interação com a cultura e as artes.
A introdução de pianos nas estações é um exemplo claro de como a mobilidade urbana pode ser aliada à sustentabilidade cultural, transformando espaços transitórios em áreas de enriquecimento cultural e social. Ao integrar música ao cotidiano das pessoas, a CPTM está estabelecendo um novo padrão para a utilização de espaços públicos, promovendo um ambiente mais acolhedor e vibrante para todos os usuários da rede de trens metropolitanos.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Leia também
Estação Suzano da CPTM vai vibrar com apresentações de dança neste Dia Internacional da Dança