No contexto do Abril Azul, mês dedicado à conscientização do autismo, a história de Arthur de Araújo, um garoto de 12 anos com transtorno do espectro autista (TEA), ganha destaque por sua paixão incomum e inspiradora: a construção de miniaturas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
Residente em São Bernardo do Campo, Arthur utiliza diariamente as linhas de ônibus da EMTU, o que despertou sua paixão por esses veículos desde cedo. Diagnosticado com TEA aos 4 anos, ele começou a rabiscar ônibus aos 6 e, ao longo dos anos, evoluiu para criar réplicas detalhadas feitas de papelão, habilidade que desenvolveu assistindo a vídeos na internet.
Este mês, em um gesto de apoio à campanha de conscientização, a EMTU convidou Arthur para uma visita especial à garagem da NexMobilidade. Lá, ele teve a oportunidade de conhecer de perto a operação e manutenção dos veículos e ainda participou de um passeio em um ônibus personalizado pela NexMobilidade em homenagem ao Abril Azul.
Os talentos de Arthur não passaram despercebidos, e ele foi homenageado com um modelo impresso de ônibus para montar, uma camisa de motorista e um cordão de crachá durante a 13ª edição do Expominis, um evento no Terminal Metropolitano Diadema que reúne miniaturas de ônibus. Segundo Maria Aparecida Lopes, mãe de Arthur, o apoio e o reconhecimento ajudam a nutrir o dom do filho:
“Ele é um menino muito amável e com habilidades incríveis, e acolher esse trabalho é fundamental para ele”.
Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, destaca a importância de histórias como a de Arthur para inspirar a equipe e os usuários:
“Transportamos vidas e suas histórias de lutas e alegrias. Arthur nos inspirou com seu talento e entusiasmo pelo transporte”.
O compromisso da EMTU com a inclusão e a qualidade do transporte se reflete no apoio a indivíduos excepcionais como Arthur, mostrando que o transporte público não apenas conecta lugares, mas também pode ser um espaço de realização e inclusão social.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.
Leia também
Mais de 30 estações de transporte em São Paulo têm nomes de origem indígena
Estação Luz da CPTM recebe Sarau Africanizar em parceria com o Museu da Língua Portuguesa